contrast
logo
logo

Departamentos

Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César

Sobre

Histórico

A Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, foi criada em 1944 através da Lei Municipal nº 052, e leva o nome do Dr. Abelardo de Cerqueira César, por ter sido ele o relator do projeto de Lei que criou o Município e Comarca de Presidente Prudente. Doações de obras pertencentes à Academia Dr. Joaquim Murtinho foram responsáveis pelo início da Biblioteca que, conta hoje com um acervo de mais de 70 mil títulos, além de fitas VHS, jornais e revistas.

A Biblioteca foi abrigada em diferentes endereços na cidade. Em 1977 foi criado o “Palácio da Cultura Dr. Pedro Furquim”, que englobava a Biblioteca Municipal e os demais órgãos culturais do município. Em 1981 foi nomeada a primeira bibliotecária, e os serviços prestados foram tomando grandes proporções. Em 2002, visando adequar o Palácio da Cultura à realidade de centro de informações, seu nome foi alterado para “Centro Integrado de Informação Dr. Pedro Furquim”.

No dia 16 de março de 2009, a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César mudou-se para o Centro Cultural Matarazzo, totalmente revitalizado e restaurado, ampliando seus serviços e proporcionando à população prudentina um complexo de atividades voltadas à cultura.

Acervo Circulante

Livros de Literatura (romances e afins) podem ser emprestados por até sete (07) dias. Em caso de muita procura (período de provas/vestibulares ou trabalhos escolares), os livros serão emprestados por, no máximo, três (03) dias. Livros didáticos podem ser emprestados por três (03) dias. Acervo de referência (enciclopédias, livros de arte e dicionários), periódicos (jornais e revistas), pastas de separatas da hemeroteca e livros com apenas um (01) exemplar NÃO CIRCULAM. A circulação de livros com assuntos específicos ficarão a critério da direção da biblioteca.

Acervo

A Biblioteca conta com aproximadamente 80 mil obras catalogadas, dentre elas todo o acervo circulante – livros com mais de um exemplar – que estão disponíveis para o empréstimo. Dentro desse acervo ainda se encontra uma variedade de títulos em braile, livros didáticos e paradidáticos, enciclopédias, além de material específico sobre obras de arte e de uma rica literatura infantil e infanto-juvenil.

Acervo de periódicos

Diariamente, jornais da cidade e os principais jornais do estado, inclusive jornais de publicações de concursos, estão disponíveis para os clientes da informação. Revistas de diversas áreas também estão disponíveis nos mais variados assuntos como: moda, turismo, lazer, entretenimento, variedades e ciências.

Acervo didático e sala de estudos

Possui livros das mais diferentes disciplinas escolares, podendo ser utilizadas para estudo em grupo ou individual.

Normas e Prazos

O cliente poderá retirar, por empréstimo, dois (02) livros de cada vez. Vencido o prazo do empréstimo, o cliente poderá renová-lo, trazendo o livro e sua carteirinha até a Biblioteca, desde que não haja reservas para o referido livro. O atraso na devolução dos livros acarretará ao cliente o pagamento de multa em forma de doação de obras para o acervo da Biblioteca. O cliente que não saldar os compromissos assumidos com a Biblioteca Municipal ficará suspenso.O tempo da suspensão será determinado pela direção. Se reincidir em falta com o Regulamento de Empréstimo poderá ter sua inscrição cancelada, não podendo renová-la pelo prazo de dois (02) anos. Não será permitido empréstimo ao cliente com cadastro vencido ou suspenso por irregularidades

Inscrição de Usuário

• Para se inscrever na Biblioteca Municipal, na Seção Circulante, o cliente deverá providenciar os seguintes documentos:

• Duas (02) fotos 3 X 4 recentes;

• Documento de identidade ou registro de nascimento (no caso de ser menor de idade), ou RG escolar;

• Comprovante de endereço recente (conta de luz, telefone, carnê de IPTU ou extrato bancário);

• Comprovante de endereço de parente próximo, amigo ou vizinho, para referência (os mesmos já citados);

• Menor de 18 anos deve vir acompanhado do pai ou responsável para assinar a autorização para o empréstimo de livros na biblioteca.

Pesquisa

Para efetuar pesquisas na Biblioteca, utilizando-se ou não do acervo da mesma, é obrigatório que o cliente apresente documento de identidade ou equivalente, com foto, no balcão de atendimento. Cada cliente deverá apresentar seu documento. Não será permitida a entrada, no recinto da Biblioteca, de bolsas, estojos, sacolas ou mochilas, que deverão ser guardados no balcão de atendimento e retirados, na saída, mediante um número de controle entregue na entrada. Não será permitido o consumo de comida e bebida ou cigarro nas dependências da Biblioteca.

Biblioteca infantil:

O atendimento é realizado por profissionais através de agendamento prévio que poderá ser efetuado por escolas e grupos visitantes. A sala possui um acervo aberto com obras dos mais variados escritores da Literatura Infantil e Infanto-Juvenil e conta com uma programação que, a cada mês trabalha um tema diferenciado, de uma forma agradável, utilizando-se das artes plásticas, contação de histórias e teatro de bonecos.

Acesso Gratuito a Internet:

O Infocentro disponibiliza à população 50 computadores com acesso gratuito à internet, sendo 02 exclusivos para pessoa com deficiência visual e 02 para pessoa com deficiência física. Estes estão disponíveis para realização de pesquisas e outros serviços de inclusão digital.

Documentos Necessários para Acesso Gratuito à Internet

• RG;

• Comprovante de endereço;

• Obs: Menores de 12 anos devem vir sempre acompanhados de responsáveis

• Menores entre 12 e 16 anos devem vir acompanhados de responsáveis apenas no momento do cadastramento.

Localização

Rua Quintino Bocaiúva, 749 – Vila Marcondes

CEP 19030-000 - Presidente Prudente – SP

Telefones: (18) 3226 -3399 / (18) 3223 -7554

(18) 3916.0589 (adaptado para surdos)

Horário de Funcionamento

Biblioteca:

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 19h e aos sábados das 8h30 às 12h30.

Internet:

De segunda a sexta-feira das 8h30 às 13h, das 14h às 19h e aos sábados das 8h30 às 12h30.

Telefone

Número: (18)3223-7554

E-mail

biblioteca@presidenteprudente.sp.gov.br

Coordenadoria de Fomento Cultural

Sobre

É responsável pela organização e circulação de eventos e bens culturais, agregando produtores culturais e artistas de em todas as linguagens: cênicas, musicais, literárias e visuais.

Atua no planejamento e na execução dos principais eventos culturais no município, sejam ele de âmbito municipal, regional, estadual ou nacional, proporcionando eventos ou situações que permitam ao público expor , representar seus trabalhos, buscando uma qualidade de vida mais apuradas.

Objetivo
Proporcionar cultura, lazer, entretenimento à população, colaborando para o desenvolvimento social e econômico da cidade.

LOCAIS DE ATUAÇÃO
-Teatro Paulo Roberto Lisboa
-Teatros de Arena
-Anfiteatros
-Espaços alternativos

IBC Centro de Eventos

Espaço Laje

Cine Condessa Filomena Matarazzo

Localização

Centro Cultural Matarazzo

Rua Quintino Bocaiuva, 749 Vila Marcondes

Horário de Funcionamento

Segunda a sábado das 8h às 18h

E-mail

centroculturalmatarazzo@culturapp.com.br

Departamento de Projetos, Programas e Atividades Socioculturais

Sobre

Compete planejar, coordenar e avaliar projetos e programas realizados em assuntos relacionados aos segmentos artísticos existentes, bem como gerenciar e promover a fiscalização da realização dos programas e propostas da secretaria

Localização

Centro Cultural Matarazzo

Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes

Horário de Funcionamento

Segunda a sexta das 8h às 18h.

E-mail

informacao@culturapp.com.br

Escola Municipal de Artes Profª Jupyra Cunha Marcondes

Sobre

Este departamento está comprometido com o processo de desenvolvimento cultural do cidadão, buscando a sua formação artística e intelectual, capacitando-o a conhecer, aceitar e transformar a sua realidade através da arte. Sabe-se que ao fazer e conhecer arte, os estudantes percorrem trajetos de aprendizagem que propiciam conhecimentos diversos sobre sua relação com o mundo. Além disto, desenvolvem potencialidades importantes para a vida adulta, tais como percepção, observação, auto crítica, imaginação e sensibilidade, valores que contribuem para a formação do cidadão e consequentemente para sustentação de eventos artísticos, teatrais, musicais e outros necessários para o desenvolvimento cultural da cidade.

A Escola mantém:

I- Curso de Música em Nível Básico (destina-se à formação da criança e do pré-adolescente)

II- Curso de Música em Nível Médio- Habilitação Profissional Técnico de Nível Médio, com habilitação afim em instrumento, autorizado pela Portaria CENP 141/78.(visa especificamente à formação do profissional para atuação no campo da música)

OBJETIVOS

- Escola Municipal de Artes

Tem como principal objetivo promover e desenvolver aptidões artísticas para sua clientela, o domínio de instrumentos musicais, a formação crítica e a profissionalização do cidadão.

Cursos oferecidos pela Escola: piano, violão clássico e popular, violino, violoncello, instrumentos de sopro, guitarra, contrabaixo e iniciação musical( crianças de 5 e 6 anos).

Localização

Centro Cultural Matarazzo

Rua Quintino Bocaiuva, 749, Vila Marcondes

Horário de Funcionamento

Aberta de segunda a quinta, das 7h às 12h, das 13h às 19h

Sextas, 7h às 12h, das 13h às 17h

Telefone

Número: (18)3222-1882

E-mail

formacao@culturapp.com.br

Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto

Sobre

Recuperar, armazenar, preservar e divulgar a memória do município de Presidente Prudente são objetivos centrais do departamento de preservação e memória da Secretaria Municipal de Cultura.

O setor responsável por estas ações é o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antônio Sandoval Netto, que passa por total reformulação e definição de sua vocação como guardião da memória do município, sua história e seus personagens.

O acervo do museu após avaliação criteriosa e rigorosa, está sendo mostrado ao público de forma compartimentada compondo ?espaços da memória?, ligadas às atividades humanas e econômicas dentro do contexto da história da cidade e seu desenvolvimento.

Além das mostras visuais, todo o acervo documental, fotográfico, de periódicos e sonoro está em processo de normatização e catalogação para facilitar o acesso do público e pesquisadores.

Nesse processo de dinamização, o Museu passa a contar com um ramal da Biblioteca Municipal, com uma extensão da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes e com oficinas de linguagens artísticas e culturais, projetos voltados a criança e eventos com a intenção de preservar o patrimônio artístico, cultural e folclórico da cidade e seus produtores em atividade.

O Departamento de Preservação e Memória também objetiva preservar traços culturais da cidade, promovendo eventos ligados ao civismo, tradições folclóricas e religiosas, literatura, música, artes visuais e mídia.

Localização

Rua Dr. João Gonçalves Fóz, 2.179, Jardim das Rosas.

Horário de Funcionamento

- Horário de Funcionamento (do Salão de Mostras e Arquivo Histórico, incluindo final-de-semana)

Horário de Funcionamento:

Museu – Salão de Mostra

Arquivo Histórico

Segunda – Sexta-Feira 08h-12h e 13h-17h

Sábado - 08h-12h e 13h-17h

Domingo - NÃO ABRE

Link do Facebook do Museu:

https://www.facebook.com/Museu-e-Arquivo-Hist%C3%B3rico-Prefeito-Antonio-Sandoval-Netto-1386735998236970/

- Modelo de Ofício para agendamento de visita (Ação Educativa, etc...)

Telefone

Número: (18)3223-9404

E-mail

preservacao@culturapp.com.br

Acesso Rápido