contrast
logo
logo

Junta de Serviço Militar: Seleção Geral

Inspeção

É a Seleção Geral. Após ter-se alistado, o cidadão receberá seu Certificado de Alistamento Militar (CAM), contendo seus dados pessoais. Neste Certificado constarão o dia, o local e a hora de apresentação para Seleção Geral.

Nessa seleção os cidadãos são submetidos a uma série de avaliações físicas (dentária, médica, esforço físico) e psicológicas (testes e entrevistas).

Aqueles que, de acordo com os testes aplicados, não forem considerados aptos para as forças armadas, são dispensados das obrigações do serviço militar e recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).

Aqueles que estiverem aptos devem retornar no início do ano seguinte para tomarem conhecimento da incorporação ou da dispensa do serviço militar obrigatório.

Local

No ano de 2017, a Seleção Geral dos alistados em Presidente Prudente-SP será entre julho e setembro, de segunda à sexta-feira, a partir das 7h, no TG 02-063, na Rua José Bongiovani, 630, Jardim Bongiovani – ao lado do Campus I da UNOESTE.

Documentação

Ao comparecer à Seleção Geral, o cidadão deverá apresentar:

  • Certificado de Alistamento Militar (CAM), com foto
  • Carteira de Identidade
  • Certidão de Nascimento de filhos (se possuir)
  • Certidão de Casamento (se possuir)
  • CPF

Adiamento

Caso o cidadão desejar adiar esta Seleção Geral, deverá cumprir certos requisitos e estar enquadrado na legislação vigente.

Refratário

Caso o cidadão não se apresente para a Seleção Geral com a sua classe e não tenha encaminhado nenhum dos procedimentos do item Dispensa do Serviço Militar, será considerado refratário. Neste caso deverá pagar uma multa, e marcar uma nova data para Seleção Geral, no segundo semestre do ano seguinte. Não será considerado refratário aquele que faltar apenas ao alistamento, bem como o residente em município não tributário (MNT), há mais de um ano, referido à data de início da época da seleção de sua classe.

OBSERVAÇÃO

É importante estar em dia com as obrigações militares, uma vez que estas situações são solicitadas em provas de Concursos Públicos, Provas de Vestibular, Requisição de Passaporte, Emprego, etc.

Acesso Rápido