O Prefeito Ed Thomas recebeu nesta terça-feira (17/05) a Controladora Interna, Thaianne Santiago Olimpio, e o escriturário Michael Hellison Jantorpe Gomes, que exerce a função de assessoramento na Controladoria Interna. A reunião teve como objetivo tratar do lançamento de mais um módulo da Cartilha do Controlador e das pretensões de criação de uma Escola de Governo Municipal. Ambos os projetos visam capacitar e orientar gestores e controladores orçamentários.

O projeto propõe ações de médio e longo prazo, como a Cartilha do Controlador, com cursos no Centro Cultural Matarazzo, além da criação de uma Escola de Governo Municipal, para atender os anseios da Administração Pública, contribuir na formação e especialização do corpo funcional, oferecer melhor qualidade na prestação dos serviços públicos, além de garantir maior efetividade e transparência na Gestão.

O prefeito Ed Thomas falou sobre a importância da Cartilha do Controlador, com todo material disponibilizado de forma online e gratuita, no site da Prefeitura com informações abertas ao público interessado, inclusive servindo de referência para demais prefeituras, para que possam consultar e utilizar o material.

Com diversos Módulos a serem lançados ainda este ano, o projeto conta ainda com encontros presenciais que exploram os temas com dinâmicas e interatividade, contribuindo na praticidade e melhorando a execução dos serviços.

O projeto começou a ser idealizado em janeiro de 2021 pela Controladoria Interna, na época sendo gerida pelo Dr. Francisco Fernandes (in memoriam). A cartilha do Controlador teve o lançamento do primeiro módulo em setembro de 2021 e desde lá tem apresentado diversos cases comprovados de sucesso.

Utilizando as premissas educacionais que dão suporte na diminuição de falhas e desacertos, a Controladoria Interna já produziu cinco módulos de um material com uma didática planejada, estruturada e simplificada.

"Nunca houve um projeto sistematizado de educação ao funcionalismo público em Prudente que abrangesse aspectos de legislação, transparência pública, controle social e afins" disse Michael Hellison.

"É um projeto autoral, da nossa gestão, sem custo direto, que além de contribuir para o conhecimento teórico do servidor, ajuda-o na prática de suas ações, prevenindo os possíveis desacertos. Tem como público alvo não só os controladores orçamentários, mas os gestores, diretores e chefes, no geral” afirma Thaianne.

A Cartilha do Controlador está disponível no site da Prefeitura de forma gratuita e aberta ao público interessado, conforme os links abaixo relacionados:

Página Geral dos Materiais Didáticos: http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacoes.xhtml?uni=49

Cartilha do Controlador - Módulo 1 - Regime de Adiantamento - http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2170

Cartilha do Controlador - Módulo 2 - Fiscalização de Contratos Públicos - http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2204

Cartilha do Controlador - Módulo 3 - NLLC é Tempo de Mudança - http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2240

Cartilha do Controlador - Módulo 4 - Termo de Referência - http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2322

Cartilha do Controlador - Módulo 5 - Registro de Preço - http://www.presidenteprudente.sp.gov.br/site/publicacao.xhtml?cod=2328

 

Serviço: O material pode ser utilizado por qualquer ente desde que sua referência seja mantida. Interessados podem obter informações pelo e-mail controladoria@presidenteprudente.sp.gov.br ou pelo telefone (18) 3902-4450.

 

Fonte: Secretaria de Comunicação