O prefeito de Presidente Prudente e presidente da Unipontal, Ed Thomas, participou do evento realizado na Fundação Inova para a apresentação do balanço referente ao primeiro ano do Escritório Regional da Funasa no município, primeira unidade descentralizada do interior paulista que atende cerca de 280 cidades das regiões de Prudente, Araçatuba, Marília, Bauru e São José do Rio Preto. A instituição também anunciou um montante de R$ 230 mil para projetos a serem desenvolvidos em Presidente Prudente.

A cerimônia, que aconteceu na manhã desta quinta (23/06), contou com a presença do superintendente da Funasa no Estado de São Paulo, Ronaldo Camargo, da chefe do Serviço de Saúde Ambiental da Superintendência Estadual da Funasa em São Paulo e chefe do Escritório Regional de Prudente, DayanySalati, do coordenador de projeto e professor da Universidade Federal de São Paulo, Caio Fontana, e da secretária Municipal de Saúde, Márcia Lima Dantas.

Os deputados Roberto de Lucena, Coronel Tadeu e Vinícius de Carvalho foram representados por seus assessores. O evento também contou com a presença do vice-prefeito Izaque Silva, de secretários da administração municipal e representantes de 120 municípios.

De acordo com Dayany Salati, engenheira ambiental que atua no Escritório de Presidente Prudente, só neste primeiro ano, a instituição atendeu 53 municípios e um consórcio. “O escritório em Presidente Prudente garantiu desburocratização, apoio técnico, agilização de processos e aproximação dos municípios do sudoeste paulista”.

Conforme apresentado pela equipe, de R$ 109 milhões dos recursos aplicados pela Funasa no Estado, R$ 46 milhões foram na região que sudoeste paulista.

O superintendente da Funasa no Estado de São Paulo, Ronaldo Camargo, mencionou sobre a importância do Escritório para a região, principalmente aos municípios menores, que são os mais necessitados. “Ed Thomas é o responsável pela instalação do escritório em Prudente. Análise técnica mostrou que aqui era o melhor local para a descentralização. Oferecemos a ele, que aceitou prontamente”.

“Ed é um exemplo de gestor e trabalhador, que está sempre em busca de recursos para o desenvolvimento de Prudente e região. A boa política é fundamental para que se tenham bons resultados”, concluiu o superintendente.

O prefeito Ed Thomas agradeceu a presença de todos e declarou sobre a importância dos técnicos para o auxílio nos projetos. “A Funasa veio para melhorar a vida das pessoas. É uma instituição tem a expertise para cuidar dos que mais necessitam”, concluiu Ed Thomas.

Sobre a Funasa

Criada em 1991, a Funasa é resultante da fusão de vários segmentos da área de saúde, entre os quais a Fundação Serviços de Saúde Pública (Fsesp) e a Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), duas entidades de notável tradição e projeção internacional, que contam com uma extensa folha de serviços construída em todo território nacional.

As ações da Fsesp e da Sucam consistiam no trabalho de prevenção e combate a doenças, na educação em saúde, na atenção à saúde de populações carentes, sobretudo aquelas do Norte e Nordeste, no saneamento básico e no combate e controle de endemias, além da pesquisacientífica e tecnológica voltadas para a saúde. Assim, a criação da Funasa buscou dar continuidade as ações desenvolvidas por esses órgãos, além de exercer papel relevante na efetivação da reforma sanitária promovida pelo Ministério da Saúde, configurando-se, ainda, como mais uma ação decisiva na implementação e ampliação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em consonância com o Decreto 8.867, de 03 de Outubro de 2016, que aprova o seu Estatuto vigente, a Funasa atualmente é a instituição do governo federal responsável por promover o fomento a soluções de saneamento para prevenção e controle de doenças, bem como formular e implementar ações de promoção e proteção à saúde, relacionadas com as ações estabelecidas pelo Subsistema Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental.