O mutirão de oftalmologia promovido pela Unoeste, que aconteceu na manhã deste sábado (25/06), atendeu 30 alunos da rede municipal de ensino de Presidente Prudente. A ação integra o projeto Saúde Visual do Escolar e foi realizado no ambulatório médico ‘Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima’, com assistência de três médicos e alunos do curso de Medicina da Unoeste, da Liga de Oftalmologia.

A mobilização foi feita pela educadora de saúde pública da rede municipal de ensino e professora na universidade, Selma Alves de Freitas Martins. “Os alunos que apresentaram alguma alteração nos testes de acuidade visual foram encaminhados ao mutirão para passarem pela consulta oftalmológica”, explicou Selma.

Os alunos atendidos integram o primeiro ciclo do ensino fundamental das seguintes escolas: Antônio Moreira Lima, no conjunto habitacional Ana Jacinta; Rotariano Antônio Zacharias, no jardim Monte Alto; e Alayde Tortorella de Faria Motta, no jardim Santana. Orientaram os estudantes de Medicina e atuaram no atendimento os médicos Dr. Fernando Buzatto Montovan, Dra. Emanuelle Moraes Mello e Dr. Rodrigo Milan Navarro. A organização foi conduzida pelo enfermeiro responsável pelo ambulatório, Bruno Alexandre Soto.

Antecipação de prazo

Selma contou que o serviço de saúde visual do escolar é permanente e parcerias como a do mutirão no ambulatório da Unoeste são de extrema importância. Em Presidente Prudente, durante o ensino fundamental, os alunos passam por dois testes de acuidade visual: quando ingressam no 1º ano, na rede municipal, e no 6º ano (segundo ciclo) nas escolas da rede estadual, em projeto do Rotary Clube Centenário em parceria com o Banco de Olhos da Santa Casa e a Unoeste.

Para Karine Francielle Santos Ferreira, mãe de Lorenna Daniela Santos Ferreira que está no 1º ano na Escola Antônio Moreira Lima, o mutirão possibilitou antecipar em pelo dez meses o atendimento clínico. “Foram apenas dois meses de espera, mas se fosse para passar pelo médico do posto de saúde demoraria um ano”, pontuou a mãe para agradecer a iniciativa e a realização do mutirão.

(Com colaboração da Assessoria de Imprensa da Unoeste)