A cidade de Presidente Prudente é a única da região sudeste na rota oficial do Rally dos Sertões 2022, evento que integra as festividades dos 105 anos do município. A equipe da administração municipal se reuniu na manhã desta segunda-feira (15/08) para alinhar os últimos detalhes.

Como parte das ações sociais que permeiam a expedição, promovidas por meio da SAS Brasil, serão realizados cerca de mil atendimentos de saúde para atender crianças de seis a 14 anos, a maioria da rede municipal de ensino, e população adulta.

Os atendimentos serão mediante agendamento prévio, sem demanda espontânea, conforme a lista de espera da Central de Vagas do Sistema Único de Saúde, que beneficiará pacientes de Prudente e também da região.

Na especialidade de oftalmologia está concentrada a maioria dos atendimentos. Serão 300 consultas pediátricas no sábado, dia 27 de agosto, e mais 300 no domingo, 28. Os alunos que necessitarem de óculos receberão o acessório de forma gratuita.

A endocrinopediatra também está inclusa na ação, com 100 agendamentos para o sábado e mais 100 no domingo, alcançando 200 crianças que já aguardavam por este tipo de atendimento. As crianças também passarão por triagem e atendimento de odontológico.

Para os adultos, também agendados com antecedência, haverá atendimento nas áreas de ginecologia (inserção de DIU), dermatologia (rastreio e cirurgias de câncer de pele), cardiologia, entre outras especialidades. A iniciativa será realizada com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e Unoeste.

A caravana de atendimentos em saúde contará com duas carretas que, quando abertas, chegam à dimensão de 13 x 25m, além da infraestrutura do Centro Cultural Matarazzo, onde o serviço será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, das 8h às 17h.

Prudente será palco dos Sertões 2022 entre os dias 26 e 28 de agosto, sendo a única cidade da região sudeste no roteiro. Nos três dias, acontecerão diversas atrações abertas ao público no Parque do Povo, como shows, atividades esportivas e praça de alimentação com mais de 30 empreendimentos gastronômicos já confirmados, local onde passarão os 378 veículos inscritos na expedição, entre carros, motos e SUVs. Também haverá atrações com ciclistas e veículos esportivos (Jeep e buggy).

A programação no Parque do Povo se estenderá pelos três dias, mas é importante ressaltar que a passagem dos veículos, ponto alto do evento, ocorre no domingo à tarde, a partir das 14h. Toda a estrutura será montada na quadra entre a Avenida da Saudade e Celestino Figueiredo, próximo à pista de skate.