O novo sistema de compras e licitações totalmente digital e integrado, projeto pioneiro no Brasil desenvolvido pela Prefeitura e lançado no dia 20 de julho, economizou R$ 42.266,94 em 11 dias de funcionamento, conforme o relatório gerado pela plataforma, que considera os processos solicitados de 20 a 31 de julho.

De acordo com o secretário da Setec, Helton Sapia, pasta responsável pelo desenvolvimento do sistema, neste período de 11 dias foram gerados 1.222 novos processos de compra, cada um de 13 a 45 etapas e uma média de 230 páginas por processo, que representa uma economia de 281 mil impressões.

“Cada impressão tem um custo estimado de R$ 0,15, sendo R$ 0,03 da folha sulfite e R$ 0,12 do toner. As 281 mil folhas que deixaram de ser impressas geraram a economia de R$ 42.266,94 só com o gasto direto de impressão, sem considerar custos paralelos, como o combustível do deslocamento, por exemplo.”, explicou o secretário.

“Economia, agilidade e sustentabilidade são os principais benefícios do sistema digital. Estudamos as necessidades das Secretarias em relação ao processo de compras. Com os resultados, elaboramos um sistema integrado que facilita e agiliza o trâmite”, ressaltou Sapia.

O relatório com os dados de agosto, que representará 40 dias do processo digital, será gerado no fim do mês.