A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), reforça o recente anúncio do Ministério da Saúde referente à ampliação da faixa-etária para vacina meningocócica ACWY e HPV.

Em relação à vacina contra a meningite, agora passa a ser aplicada a pessoas de 11 a 14 anos (antes era de 11 a 12 anos) de acordo com o comunicado do Programa Nacional de Imunização. Em relação à vacinação HPV, a novidade é que as faixas etárias ficam iguais para meninos e meninas, com idade entre 9 e 14 anos. Anteriormente, só recebiam o imunizante os meninos de 11 a 14 anos e meninas de 9 a 14.

A vacina meningocócica ACWY (conjugada) já faz parte do calendário desde 2020, para os adolescentes de 11 e 12 anos de idade. A ampliação é feita diante das evidências positivas do uso dessa vacina como reforço na adolescência e as baixas coberturas vacinais que se agravou a partir de 2020.

Cabe lembrar que a vacina ACWY é aplicada em dose única, enquanto a de HPV ocorre em duas doses, com intervalo de seis meses.