O prefeito Ed Thomas recebeu nesta sexta-feira (23/09) no gabinete, o comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Vitorino, que apresentou um protótipo de uma plataforma inteligente, para estruturar o sistema de atendimento que utiliza inteligência artificial e predição de acidentes, com base em indicadores do Corpo de Bombeiros.

A reunião contou com a participação da secretária municipal de Saúde, Márcia Dantas e o secretário da Semob, Luiz Edson de Souza e do chefe de gabinete, Jonas Martins. O protótipo funcionaria em conjunto com esforços da Semob e Saúde.

O tenente do Corpo de Bombeiros apresentou o sistema em caráter de teste, que reúne informações de emergência e previsão de novas ocorrências. “Temos a proposta de uma plataforma já estruturada, para colocar o protótipo para funcionar através desse conjunto de esforços e interação entre Semob, Sesau e Bombeiros e parceria com a Inova” explicou.

De acordo com o Tenente, com essa previsibilidade das ocorrências emergenciais será possível deslocar o atendimento antecipadamente, reduzindo o tempo de resposta. Segundo ele, o próximo passo é o contato com a Inova Prudente para desenvolver o protótipo e linhas de financiamento através do Febom.

Conforme o Tenente, o sistema consiste em uma plataforma inteligente com análise de predição de acidentes, antes que eles aconteçam, para deslocar viatura para o atendimento mais rápido possível, agregando diferentes informações, como georeferenciamneto e de inteligência artificial.

O tenente apresentou o sistema que avalia as escalas de estatísticas, previsões de localidades, análise preventiva, condições climáticas, análise demográfica, entre outros pontos. O sistema emite alertas e indicações de localidades e horário com mais chance de acidentes de trânsito, indica a rota e estimativa de tempo de atendimento. Segundo ele, 41% das ocorrências são atendimentos clínicos (pessoas que passam mal), 20% acidentes de trânsito e outros 29 % ocorrências diversas.