Na tarde desta segunda-feira (26/09), o prefeito Ed Thomas recebeu a diretora do Instituto de Criminalística de Presidente Prudente, Renata Ishiki, e o diretor do Instituto Médico Legal (IML), Fernando Valejo, que anunciaram o início das obras da nova sede que abrigará ambos os institutos. A reunião também foi acompanhada pelo técnico Dhiego Dinello e pela assessora de secretaria da Sesau, Maria Fernanda de Toledo.

De acordo com Renata Ishiki, a terraplanagem do prédio que sediará o Instituto de Criminalística e o Instituto Médico Legal (IML) foi iniciada nesta segunda (26). A obra, estimada em R$ 23 milhões, será executada com recursos do Governo do Estado, composta por térreo e mais dois andares, com 2.500m² e prazo de 24 meses para ser concluída. “Obra e equipamentos de última geração, que atenderá todo o oeste paulista, região do Pontal, Nova Alta Paulista e área leste do Estado, no entorno de Assis”.

A nova sede será em frente ao Museu e Arquivo Histórico ‘Antônio Sandoval Netto’, ao lado do DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica).

Ainda segundo Ishiki, o núcleo de Presidente Prudente também receberá, em breve, um novo equipamento de última geração, avaliado em R$ 4 milhões, para perícias em balística.

O diretor do Instituto Médico Legal (IML), Fernando Valejo, mencionou sobre a parceria entre a administração municipal e os institutos, que tem garantido assistência adequada à população. “São instituições que apoiam diretamente a população. Todos os crimes contra a vida passam por eles, são eles que produzem as provas”, mencionou.

Ed Thomas agradeceu a visita e parabenizou à equipe por essa conquista a Prudente e região. “Nossa região merece uma sede grandiosa, de referência, para que todos sejam atendimentos da melhor forma possível”.

Atualmente, os institutos estão alocados em prédios provisórios. O IML atua junto ao necrotério municipal, no Cemitério São João Batista.