Em reunião realizada no gabinete do Paço Municipal nesta sexta-feira (21/10), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil apresentou o projeto Drenagem no Parque do Povo: Retenção na fonte, que consiste na prevenção das inundações naquele ponto da cidade. Trata-se de uma medida para redução do escoamento superficial, através do sistema de drenagem, e de caixas de retenção de resíduos sólidos nos pontos mais críticos de alagamento.

O assunto foi apresentado ao prefeito Ed Thomas pelo engenheiro da Defesa Civil, Adauto Bibiano da Silva Júnior, o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, e a integrante da Defesa Civil, Elaine Bertacco. A reunião contou com a participação do secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Mateus Grosso, e o secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Edson de Souza.

Uma das pautas discutidas no encontro envolve a questão da limpeza das bocas de lobo, causada geralmente pelo descarte irregular de resíduos nas ruas.

Conforme levantamento feito pela Defesa Civil, Prudente conta com 11 mil bocas de lobo, sendo que na Avenida 14 de Setembro são 36 bocas de lobo e na Avenida 11 de Maio 28 bocas de lobo. Na Rua Donato Armelim são 23 bocas de lobo, sendo que 18 estão sujas, o que representa 78.26%.

“Temos interesse num mutirão de limpeza das bocas de lobo, que entrará no cronograma, numa ação que envolverá Secretaria de Obras, Secretaria do Meio Ambiente,  Prudenco e Defesa Civil”, disse o prefeito Ed Thomas.

O chefe do executivo parabenizou o projeto elaborado pela Defesa Civil. “Vamos trabalhar nos pontos mais críticos para resolver esse problema antigo no Parque do Povo”, disse. Segundo ele, os recursos para a execução do projeto, orçado na ordem de R$ 376 mil para obras e aquisição de tubos de concreto, serão pleiteados junto à Defesa Civil Estadual.

De acordo com o projeto, o Parque do Povo possui 2.876 metros de extensão, sendo os pontos mais críticos, na região da Rua Dona Armelin, rotatória do Guaíba e próximo a TV Fronteira.

No projeto conta ainda com o item de políticas públicas, que consiste no zoneamento de incentivo, incentivando compromissos e adicionais padrões, além do zoneamento aplicado ao local, permitindo maior flexibilidade e promovendo proteção ambiental.