A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Controladoria Geral do Município - Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos - Núcleo da Escola Federativa - concluiu na manhã desta sexta-feira (25/11) a capacitação que contemplou cerca de 40 servidores da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que foi especialmente escolhida para ser a primeira a adotar o projeto.

A iniciativa está sendo desenvolvida e organizada pelos servidores da Controladoria Geral do Município, Michael Hellison e Andrea Esper, que promoveram os encontros entre os meses de agosto e novembro, semanalmente, na Fundação Inova.

Com 124 horas de atividades presenciais e 56 horas de atividades em ambientes virtuais, os servidores tiveram acesso ao que foi chamado de Trilha Básica, um aglomerado de conteúdos triviais para o serviço público, como Relacionamento Interpessoal, Ética e Corrupção, Orçamento Público, Liderança, Governança e muitos outros.

A formatura simbólica da turma ocorre dia 16 de dezembro e, devido à apresentação dos resultados, já está sendo elaborado o calendário de novas turmas para 2023.

A Secretária Municipal de Educação, Sirlei Aparecida Gomes, foi quem sinalizou a necessidade de oferecer o projeto aos servidores da Educação.

Um dos grandes diferenciais do projeto é o destaque em interações que resultasse na humanização das relações de trabalho. Para isso, foram desenvolvidas atividades de Psicologia Positiva e de Filosofia Clínica, visando o desenvolvimento do bem-estar e qualidade, dando base para o conhecimento do sujeito e suas singularidades. O trabalho tem estrutura acadêmica e acompanhamento profissional.

“Além da preocupação com o absenteísmo no setor público, é fundamental focarmos na saúde mental dos nossos servidores para que estejam satisfeitos com o desenvolvimento do seu trabalho e com a sua singularidade”, destacou Michael Hellison.

De acordo com a servidora da Sejur, Andrea Esper, o curso de capacitação para servidores faz parte de um antigo projeto idealizado pelo servidor público Francisco Fernandes, falecido em 2021 - vítima da covid-19, e, que, foi ao encontro de uma necessidade pontual da Sirlei, que nos convidou a fazer uma abordagem prática de temas relacionados à gestão pública com os funcionários da pasta. “Foi muito gratificante. Nesse período podemos aprender uns com os outros e a troca de experiência foi sensacional”.