Prudente conta com representantes na 4ª Conferência Nacional de Educação (Conae) 2022 que ocorre em Brasília, e está sendo realizada de modo virtual. O evento teve início hoje (29/11) e segue até amanhã (01/12). Os delegados eleitos representam o município: a diretora de escola: Vera Sônia Rodrigues Santos e as professoras: Mariléia Crepaldi, Deusamar Salvador e Márcia Helena Bravo.

A programação teve início na manhã desta terça-feira com abertura solene que foi realizada, em Brasília, com a presença de autoridades, membros do Fórum Nacional de Educação (FNE) e integrantes da equipe técnica de apoio ao evento sendo transmitida ao vivo aos delegados do município.

Em Prudente foram cumpridos todos os protocolos para a participação na Conae, leitura e aprovação de regimento, palestras, discussões e a eleição dos delegados que já participaram da etapa estadual e agora participam da etapa nacional da referida conferência.

A Conae 2022 traz como tema “Inclusão, equidade e qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira” e objetiva avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente e subsidiar a elaboração do Plano para o decênio subsequente. Segundo o Fórum Nacional de Educação, a Conae é um momento especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. "Tem sido uma oportunidade de redefinição de eixos e diretrizes, com referências à formulação de políticas e programas em todos os níveis de ensino, envolvendo uma nova relação articulada, que permita a construção de um novo ciclo político da educação no nosso país".

A Conae é um espaço democrático oferecido pelo poder público e articulado com a sociedade onde todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional.

Para a secretária municipal de Educação professora Sirlei Oliveira, a participação do município na Conae é de suma importância pois, além da sua atuação como chefe da pasta tem a preocupação em atender as demandas específicas pensando também como mãe, parceira de trabalho e professora. Acrescentando que a equipe da Seduc possui “profissionais comprometidos e dispostos aos desafios”.

Por meio da Conae 2022 o FNE e o Ministério da Educação – MEC buscam garantir a melhoria contínua da qualidade da Educação brasileira, com referência social. Esse princípio levou a construção da Conferência que provoca o debate em questões que já são conhecidas, mas que afloram, com grande intensidade, nesses tempos de pós pandemia, comprometendo o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem e, por consequência, a garantia de um Padrão Nacional de Qualidade da Educação. Por tudo isso, a CONAE 2022 teve como tema: Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira.