O secretário Municipal de Tecnologia da Informação (Setec), Helton Sapia, participou da reunião do COGEP (Comitê Gestor do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros), que aconteceu na manhã desta quinta-feira (01/12), por videoconferência e contou com a presença de mais de 40 municípios e cerca de 90 pessoas.

Na reunião, o secretário apresentou o Projeto Prudente Inteligente, detalhando as ações de modernização e informatização implantadas pelo município, como a Modernização do Departamento de Compras e Licitações, o Emprega Prudente Digital e o processo de Abertura de Empresas Digital.

Durante a apresentação, a coordenação do programa ressaltou as ações apresentadas por Sapia, mencionando-as como ações que vão além do controle de gasto, sendo estas ações de governança, que colocam o cidadão como foco principal da administração.

Sobre o programa

O foco do Programa é oferecer aos municípios, por meio da gestão de projetos técnicos de modernização, a melhoria contínua da gestão administrativa e fiscal, com ênfase no aumento da eficiência pública, da transparência na gestão da receita e do gasto público municipal.

Em termos gerais, o programa financia ações que possam contribuir para o equilíbrio fiscal autossustentável dos municípios, quer seja por meio do incremento do seu potencial de arrecadação, quer seja pela redução dos custos gerados pela máquina administrativa. Como resultados projetados, busca-se assegurar aos municípios os meios necessários para atender às demandas da sociedade e ampliar o retorno dos serviços públicos, premissa que sempre deve nortear as gestões municipais.