O prefeito Ed Thomas e vice-prefeito Izaque Silva receberam na manhã desta quinta-feira (19/01) os atletas e a equipe técnica da Associação Prudentina de Atletismo (APA). Realizado no gabinete, o encontro contou com a presença do deputado estadual Mauro Bragato, do vereador William Leite, do treinador responsável pela APA, Cremilson Julião Rodrigues (Montanha) e do monitor da equipe masculina, Edvaldo Guedes.

De acordo com Montanha, a reunião foi articulada para uma prestação de contas sobre as ações e conquistas de 2022, com destaque para o bronze de Gabriel Boza no Mundial Sub-20 em Cali, na Colômbia. Atleta do salto em distância, em 2022 também garantiu o vice-campeonato no sul-americano sub-23, o recorde sul-americano e brasileiro e foi oito vezes campeão brasileiro da modalidade.

A associação conta 104 atletas, alguns já despontam em suas categorias: Maria Victoria Belo de Sena (velocidade); Allana Romão Rodrigues (salto em altura); Eduarda Vitoria de Sena (velocidade); Grazielly Kamilly Sena (velocidade); Julia Bote Coelho (combinada); Laura Maria Spinelli (salto com vara); Julia Isogai Guedes (iniciação); Rayssa Romão Rodrigues (velocidade e salto); Gabriel Silva Dano (velocidade); Gian Luca Silva Santos (velocidade); Henrique Silva Malheiros (barreirista); João Victor Belo de Sena (velocidade); Michael Agostinho (salto triplo); Pedro Isogai Guedes (velocidade/salto); Rafael Vicente (salto); Eron Maciel de Araújo (salto em altura), todos com importantes conquistas estaduais ou nacionais.

A atleta da APA, Geane Francisca Pereira, também presente na reunião, representou o munícipio na BR 135 Ultramarathon , no dia 12 de janeiro, na modalidade revezamento, 135 milhas, 217km da cidade de São João da Boa Vista/SP até Paraísopolis/MG, no Caminho da Fé e terminou na 2ª colocação no ranking oficial. A edição contou com participação de atletas de diversos países, como Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Noruega, Costa Rica,Porto Rico, Singapura, Índia, entre outros. A atleta também participou  na modalidade solo na Ultramaratona BR+ Better Toghether 58KM.

De acordo com o treinador responsável pela APA, Cremilson Julião Rodrigues (Montanha), o encontro teve como objetivo mostrar um pouco do trabalho que foi realizado e conquistado durante 2022, que é realizado com a finalidade de proporcionar disciplina, qualidade e transformação na vida desses jovens. “Agradecemos a colaboração da prefeitura e dos vereadores, em especial ao William Leite, e também da secretária da SAS, que foram fundamentais para que nossos atletas pudessem participar das competições”, comentou.

O treinador agradeceu ainda uma emenda destinada pelo deputado Mauro Bragato à associação, que está em trâmite.

Ed Thomas parabenizou a equipe da APA pelo trabalho realizado, que tem formado atletas de alto nível e levado o nome da cidade para outros países. “O esporte proporciona dignidade, disciplina e transformação. Nem todos serão grandes campeões, mas através dele, todos se tornam cidadãos”.