A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), promove neste mês de janeiro, que antecede o início do ano letivo de 2023, diversas formações aos professores da rede municipal de ensino, que estão sendo realizadas em formato de live, no canal oficial da pasta no YouTube.

Na segunda-feira, primeiro dia de formação, foi abordado o tema: ‘alfabetização, teoria e prática’, com a Profª. Drª. Onaide Schwartz, da FCT/Unesp Prudente.

O segundo dia contou com a participação da Profª. Drª. Kenia Adriana de Aquino, da Universidade Federal de Rondonópolis, com o tema ‘estratégias de leitura desde a primeira infância’.

Ainda na terça-feira, segundo dia de formação, as professoras Ana Paula Carneiro, Valdirene Rosa e Izabele Santos ministraram uma oficina sobre contação de história.

Dia 26, quinta-feira, às 8h, acontece a oficina: elaboração e uso do tapete e parede sensorial na escola, com as professoras Lonize Zengo e Michelle Galhardo. Na sequência, às 10h, a professora Tânia Boff ministrará a palestra: ‘Psicomotricidade: reflexos na alfabetização’.

Na segunda (30) acontecerão diversas formações, algumas em horários concomitantes. Às 8h, a Seduc promove uma formação sobre musicalização na educação infantil, com as professoras Denise Botelho de Sousa e Rebeca Maria Alfaro.

Também às 8h, a professora mestre Neísa de Castro tratará sobre criança e a aprendizagem do sistema de numeração.

Às 10h30, os professores Valquíria Maria Falizardo e Rodrigo Pereira Neto abordarão sobre o uso e a construção de instrumentos sonoros.

Ainda na segunda, dia 30, às 10h30, a Seduc traz aos professores a oficina: Jogos de Alfabetização em Língua Portuguesa, com a coordenadora Vânia Belão.

De acordo com a secretária Municipal de Educação (Seduc), Sirlei Oliveira, promover a formação continuada dos professores é de extrema importância para valorizar o profissional, oferecer condições para que ele esteja sempre atualizado e capacitá-lo para atender as demandas.