A Prefeitura de Presidente Prudente disponibilizará a partir de segunda-feira (30/01) uma ferramenta online para que a população possa colaborar no desenvolvimento socioeconômico da cidade.

A partir de segunda-feira e pelos próximos 30 dias, será possível acessar um link, na página oficial da Prefeitura, para encaminhar sugestões de prioridades a serem incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2024.

De acordo com a Secretaria de Finanças, é uma oportunidade de aprender e contribuir para que o Orçamento Municipal seja elaborado de forma mais participativa e transparente. Trata-se de um formulário onde qualquer munícipe pode sugerir até cinco prioridades em demandas específicas, divididas em questões sociais, econômicas, infraestrutura e governança.

Conforme a Secretaria de Finanças, o orçamento é o principal instrumento de planejamento das Administrações Públicas. Nele estão contidas todas as Receitas e Despesas, que são estruturadas na forma de Programa de Governo.

Já a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece as metas e prioridades da Administração Pública para o exercício financeiro seguinte, orientando a elaboração e execução do Orçamento. Com base na LDO aprovada pelo Legislativo, o Executivo elabora a proposta orçamentária para o ano seguinte.