A equipe multiprofissional da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Ana Jacinta participou de um treinamento nesta quinta-feira (13/06), referente ao novo e moderno sistema de digitalização de imagens instalado hoje na sala de raio-x.

A capacitação, realizada na própria UPA logo após a instalação do sistema, contou com a participação da equipe de radiologia e apresentação do sistema aos médicos plantonistas.

O sistema instalado na UPA do Ana Jacina foi adquirido pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde). O investimento é na ordem de R$ 145 mil.

De acordo com a supervisora de Radiologia, Meire Tolosa, “a digitalização das radiografias nas UPAs do município traz muitos benefícios aos pacientes e ao meio ambiente, em relação ao sistema revelação convencional”.

Segundo a supervisora, o sistema traz mais agilidade nos atendimentos e tempo da entrega do exame, com melhor qualidade das imagens, além da diminuição dos custos, já que os exames serão acessados pela intranet.

Com isso, o sistema trará mais resolutividade quando se trata de uma urgência no atendimento, com a diminuição dos custos investidos nos insumos, pois não serão mais necessários a compra de filmes, revelador e fixador.

Além disso, o sistema moderno evita o descarte dos resíduos químicos usados na revelação “tradicional” e o descarte das antigas “chapas”, que muitas vezes são desprezadas pelos pacientes aleatoriamente em lixo comum, mesmo sendo tóxicos ao meio ambiente.

Outro ponto importante é a praticidade do armazenamento das imagens, que ficam dentro de um servidor, de modo mais ágil para busca de exames e não ocupando o espaço físico da unidade. A UPA da Zona Norte já conta com o sistema instalado hoje na unidade do Ana Jacinta.

Fonte: Secretaria de Comunicação