Com mais de 100 mil atendimentos contabilizados em um ano, e uma média mensal de 9.243, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ‘Dr. Aloísio Muniz de Andrade’, localizada na zona norte de Presidente Prudente, completa seu primeiro ano de funcionamento neste domingo (30/06).

Para atender a população, a unidade conta com 86 profissionais que prestam atendimento de urgência e emergência 24 horas para toda a população, abrangendo os bairros de toda região norte da cidade, como o Guanabara, Brasil Novo, Alexandrina, Jabaquara, Residencial Bela Vista, Tapajós, Cremonezzi, João Domingos Netto, entre outros.

Para dar conta de toda demanda, a equipe é composta por médico, dentista, enfermeiros, assistente social, auxiliares de enfermagem e saúde bucal, técnicos de enfermagem e de farmácia, além de administrativos e outros setores.

Para manter os atendimentos, o Governo Municipal de Prudente investe na UPA um cifra correspondente a R$ 797.173,74, montante referente ao custeio mensal. Já o valor gasto com custeio até a presente data, é de R$ 9.566.084,88.

De acordo com o prefeito Nelson Bugalho, “o atendimento de urgência e emergência em Prudente não tem igual em cidades do mesmo porte”. “Temos uma ampla estrutura de saúde, com duas UPAs [da zona norte e do Ana Jacinta], além de dois prontos atendimentos e um outro posto de saúde que atende com horário estendido”.

O titular da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Valmir da Silva Pinto, ressalta que a UPA da zona norte trouxe ao município a possibilidade de um atendimento mais eficiente. “À população da região zona norte, no que diz respeito à urgência e emergência, nos sentimos privilegiados em ter uma UPA com esta estrutura, que dá uma cobertura ampla de atendimento”.

Estrutura – Localizada na Rua Alvino Gomes Teixeira, esquina com a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, a unidade conta com estrutura climatizada, recepção central com funcionários em tempo integral, acomodações para os usuários, sistema de senhas eletrônicas, cadeiras de rodas e macas.

No espaço, são duas salas de triagem com enfermeiros, sendo esses responsáveis por realizar a classificação de risco, conforme protocolo de Manchester em todos os pacientes que necessitam de atendimento.

O trabalho de saúde conta com cinco consultórios médicos para atendimentos clínicos e pediátricos, consultório odontológico para atendimento de urgência; além de salas de medicação com capacidade para atendimento imediato de até seis pacientes consecutivos em ambiente climatizado e confortável; de sutura e pequenos procedimentos; de curativos; de inalação; e de coleta de exames laboratoriais e vacinação, sendo esta exclusiva para realização de tratamento antirrábico.

A UPA conta ainda com salas de Raio-X com equipamentos de alta qualidade; de observação com seis leitos; de observação infantil com sete leitos; e dois quartos de isolamento. Na unidade, todas as salas e quartos são equipados para atendimento de emergência.

Ainda na UPA da zona norte, a farmácia central conta com vários insumos e medicamentos, enquanto que há ainda a central de material e esterilização para garantir qualidade e segurança do paciente; e a sala de emergência com quatro leitos, com equipamentos para atender pacientes em estado grave e com necessidades de cuidados intensivos, além de suporte para transporte de pacientes em estado crítico para hospitais de referência. A estrutura dispõe ainda de ambulância equipada para transporte desses; bem como com sala de conforto e refeitório para todos os profissionais.

Por fim, para garantir maior conforto aos usuários do serviço, a unidade tem estacionamento próprio e amplo.