Os agentes da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) estiveram nesta manhã no Hemocentro da Santa Casa de Misericórdia acompanhados do coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Renato Gouvea, iniciando as doações de sangue em apoio à 16ª edição da campanha “Bombeiro Sangue Bom”. “Nosso principal objetivo é mobilizar o maior número de pessoas para que se tornem doadoras, levando em consideração, que a demanda é constante para todos os tipos sanguíneos e os estoques estão em baixa nesta época do ano”.

Com esse intuito solicitamos aos nossos brigadistas e demais integrantes da COMPDEC para fazer a doação de sangue, por entender que podemos fazer a diferença na vida de milhares de pessoas. “Espero que a iniciativa sirva de exemplo e estímulo para que outras organizações do setor público e privado estimulem seus funcionários e colaboradores a aderirem essa causa nobre, assim como a comunidade como um todo, afinal a Defesa Civil somos todos nós e ninguém é melhor que todos nós juntos”, enfatiza Renato Gouvea.

O chefe da Brigada da COMPDEC Reinaldo Rodrigues dos Santos Filho, diz ser gratificante poder “salvar pessoas” com um gesto voluntário de ajudar o próximo. “Faço doação de sangue sempre. A minha maior motivação é salvar vidas. Também sou bombeiro civil e vejo de perto a importância de manter os bancos de sangue com estoque satisfatório, uma bolsa de sangue pode ser a diferença entre a vida e a morte”.

Os requisitos básicos para ser um doador são:

-Comparecer com documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos, sendo que os menores de 18 anos devem ir acompanhados de pai ou mãe, ambos portando documento oficial com foto, ou responsável legal e para a primeira doação, são aceitos candidatos de no máximo 60 anos;

-Ter peso superior a 50 kg;

-Estar alimentado, mas evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, caso seja após o almoço aguardar duas horas;

-Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e em boas condições de saúde;

-Para os homens, é preciso haver um intervalo de 60 dias entre as doações, com no máximo quatro doações ao ano;

-Para as mulheres, o intervalo é de 90 dias, sendo aceitas três doações ao ano;

-Evitar bebidas alcoólicas nas 4 horas que antecedem a doação e evitar fumar duas horas antes do procedimento.

Quem deseja doar sangue pode obter maiores informações no Hemocentro da Santa Casa pelos fones (18) 3223-3511 ou 3223-4490. As coletas são realizadas de segunda, terça, quarta e sexta-feira, das 8h às 17h, quinta-feira das 8h às 19h e aos sábados das 7h às 11h. O Banco de Sangue do Hospital Regional de Presidente Prudente funciona diariamente, inclusive aos fins de semana, recebendo os doadores das 07h às 17h.