Com dimensões oficiais para competições, piscina olímpica pode ser uma das únicas no mundo aquecida naturalmente

Uma verdadeira festa, com direito a momentos emocionantes, homenagens, demonstração de estilos de nado e até com autoridades entrando na piscina. Assim foi a reinauguração do Complexo Aquático do Centro Olímpico de Presidente Prudente, que presta homenagem póstuma a Antônio Macca, um prudentino de coração que teve forte atuação no esporte no município.

Logo no início da cerimônia, realizada neste domingo (15/09), já teve um ato inédito e emocionante. Durante a execução do Hino Nacional, a bandeira foi hasteada pelos bombeiros emergindo da piscina olímpica, o que emocionou as cerca de mil pessoas presentes.

Na oportunidade, acompanhada dos familiares, a viúva de Macca, a professora Maria Inês, agradeceu a homenagem e disse que a família a recebe com muita emoção. “Neste dia tão feliz, quero dizer algumas palavras. Tudo se reiniciando, tudo continua, fecha-se um ciclo, a primavera vem chegando, as flores vestidas de esperança, gosto muito desses versos: defender a alegria como uma trincheira das ausências provisórias e das definitivas. Obrigado por essa reinauguração e homenagem”, declarou.

Representando os vereadores presentes, o vice-presidente da Câmara, Natanael Gonzaga, falou ser um orgulho participar da inauguração. “Um sonho que se concretiza na atual gestão. Parabéns pelo trabalho e empenho, daqui sairão muitos atletas que disputarão Olimpíadas”.

Assim como o vereador, os deputados estaduais Ed Thomas e Mauro Bragato afirmaram ser uma satisfação participar do momento e definiram o Complexo Aquático como uma obra grandiosa e importante.

Definindo a inauguração como uma festa da cidade, que ontem (14) completou 102 anos, o titular da Semepp (Secretaria Municipal de Esportes), Claudinei Quirino, agradeceu todos os funcionários envolvidos na obra, bem como a população pela presença, aos pais de alunos e aos atletas. Já o secretário de Obras, Rodnei Rena, destacou a determinação e o empenho do prefeito para que o complexo fosse entregue e também agradeceu aos envolvidos na empreitada.

Representando o presidente da Federação Aquática Paulista, Marcelo Luis Biazoli, o diretor geral da instituição, Flávio Campos, afirmou ser uma das piscinas mais bonitas do Estado de São Paulo. Além disso, ressaltou que a federação fica feliz por Prudente ter o esporte na veia. “Se a cidade estiver disposta, no próximo ano realizaremos muitas competições aqui”.

O vice-prefeito Douglas Kato ressaltou que a homenagem a Antônio Macca é merecida e que ele tem uma história incrível. Mais que isso, disse que a entrega do Complexo Aquático é um presente entregue à população e que será algo incrível na vida de muitas pessoas.

Ao fazer uso da palavra, o chefe do Executivo Nelson Bugalho fez um breve resumo da história do Centro Olímpico relembrando que o local foi inaugurado em 1980 pelo “prefeito visionário” da época, Paulo Constantino. Já sobre a homenagem póstuma, Bugalho definiu Macca como um ser inesquecível e ressaltou que agora o nome dele está marcado pela eternidade no esporte da cidade.

O prefeito informou ainda que outras melhorias estão previstas para o Centro Olímpico, entre elas a troca de todo alambrado que cerca o espaço e a conclusão do estacionamento, e que devem ser realizadas até o fim deste ano. Por fim, o Executivo pontuou que mais de 2 mil crianças voltarão às atividades no Complexo Aquático e salientou que nesta segunda-feira (16) já terá treinamento na piscina.

Homenagens – Durante a cerimônia, foram homenageados 13 nadadores que fizeram e/ou ainda fazem história na natação prudentina. Foram eles: Adolpho Padilha, Carlos Henrique Padilha (in memoriam), Euro de Oliveira Melo, Fernando Ernesto Pires dos Santos, Francisco José Rocha de Alencar ‘Fran’, Igor Nishi, João Vitor Brambila Machado, Lívia Carvalho dos Santos, Marina Donegá Neves, Mauri Rosolen, Rafael Jun Morimoto, Thiago Teixeira Simon e Yudi Oshiai.

Representando todos os envolvidos direta e indiretamente na obra, receberam placas de homenagem também os funcionários da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos), Ailton Peretti e Lucilene Guirro, a Lucinha. Outros dois, sendo Laércio Martins e João Pedro Ganâncio, também receberão oportunamente.

Além dos já citados no texto, estiveram presentes os vereadores Adão Batista, Alba Lucena, Anderson Silva, Elza Alves Pereira, Izaque Silva, José Geraldo de Souza, Jose Tabosa, Wellington de Souza Neves e William Leite, secretários municipais e personalidades importantes, como Maria Auxiliadora, representando Paulo Constantino, o primeiro diretor-presidente da extinta Amepp (Autarquia Municipal de Esportes), Antônio Figueiredo Feitosa, entre outras.