Com o objetivo de aumentar a arrecadação de tributos e reduzir o número de inadimplentes inscritos na dívida ativa do município, que figura em aproximadamente 40 mil contribuintes, a Prefeitura de Presidente Prudente criou um Call Center para que seja realizado contato a fim de informar os devedores e quais as formas de quitá-lo.

Segundo o titular da Sefin (Secretaria Municipal de Finanças), José Nivaldo Luchetti, a maior dificuldade dos operadores do Call Center é encontrar os inadimplentes, uma vez que muitos cadastros estão desatualizados.

“Desses 40 mil, em apenas 10% temos no cadastro um número de telefone, ou seja, 90% não têm. Desses 10%, estamos ligando e metade, ou até mais, não é mais aquele telefone, pois hoje troca-se muito de número. Aqueles cadastros que não têm telefone, estamos passando à Seplan [Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação] tentar localizar um contato”, explica.

Em relação a valores, o secretário conta que a Prefeitura de Prudente tem mais de R$ 150 milhões de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a receber. Somente este ano, ele conta que foram lançados R$ 65 milhões do imposto e que a Administração deve encerrá-lo com um déficit entre R$ 17 e R$ 18 milhões.

Luchetti diz ainda que a Prefeitura está firmando convênio com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e o Serasa (Centralização de Serviços dos Bancos) para enviar os inadimplentes, bem como protestando algumas dívidas. “A Prefeitura tem dificuldade orçamentária, pois desde 2015 as despesas têm majoração e a receita se mantém estagnada. Assim, estamos buscando alternativas para receber”.

Àqueles que estão inadimplentes com o IPTU, o secretário solicita que procurem pela Prefeitura para que fiquem adimplentes. Ele informa ainda que haverá formas facilitadas para o pagamento, como parcelamento do débito. Por fim, ele salienta que o Call Center foi estruturado com funcionárias da Prefeitura para que não haja gastos, bem como para que o sigilo fiscal do contribuinte seja preservado.