A Coordenadoria da Pessoa com Deficiência esteve presente no Sesi da Vila Real na tarde desta última quinta-feira (06/011), onde participou de atividade que visa auxiliar no projeto de pesquisa em robótica sobre acessibilidade dentro das cidades.

A Coordenadoria recebeu o convite através do Professor Rodrigo Nunes, que é Analista de Suporte em Informática, Professor de Robótica e responsável por uma equipe com 6 alunos do SESI, entre 14 e 15 anos que participam do Torneio de Robótica Lego First (FLL).

O projeto tem como desafio propor uma solução a um problema relacionado ao "City Sharper", um torneio que se enquadra nas propostas das Cidades Inteligentes e que vão apresentar um projeto para pessoas com deficiência visual utilizando os conhecimentos da área da tecnologia.

Na ocasião, também participaram do encontro, Milton Mizukawa que trouxe as experiências de ter Paralisia Cerebral e a mobilidade e falta de tecnologia vivida no período escolar ajudando nas reflexões dos jovens sobre acessibilidade e ainda, o Carlos Eduardo Nunes, que é cego e respondeu entrevista dos alunos para compor a pesquisa sobre as dificuldades dentro da cidade e espaços para nortear os estudos e a viabilizar propostas e soluções pelo projeto.

De acordo com a Coordenadora Eliane Chagas Lika, o encontro foi muito proveitoso, especialmente para os jovens que, além de adquirir conhecimentos sobre a vida destas pessoas, podem aprender mais sobre inclusão, diminuir preconceitos e ajudar a pensar sobre as diferenças entre todos.

Para o professor Rodrigo Nunes, a conversa foi muito boa para levantar problemas enfrentados pelas pessoas com deficiência visual e agora possibilitará investigar e propor soluções para os problemas identificados.

“O estudo vai continuar, o projeto será elaborado. Em seguida, novas reuniões serão agendadas para os testes e reflexões conjuntas como parceiros buscando soluções e aplicabilidade para melhorar a mobilidade e acessibilidade e ainda a autonomia das pessoas com deficiência”, enfatizou o professor.