Em referência ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado no dia 14 de novembro, o Governo de Presidente Prudente por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizará o ação alusiva à data com oferta de serviços de saúde, na UBS Cohab, das 8h às 12h.

A expectativa do evento é de receber cerca de 250 pacientes, que são atendidos pelo município, que na ocasião irão receber várias orientações relacionadas ao cuidado com o diabetes. O evento alusivo à data é organizado há quatro anos pelo município.

A abertura contará com orientações sobre a importância da atividade física incluindo aquecimento físico com os participantes do evento. Será ofertado a todos os participantes uma mesa de frutas, para o estímulo de hábitos saudáveis de alimentação e orientação nutricional.

Haverá orientações sobre os cuidados de saúde necessários ao paciente diabético com palestra ministrada pela endocrinologista Dra. Carolina Rocha Bentônico. Serão realizadas ainda avaliações dos pés diabéticos realizado pelo grupo de enfermeiros, que atuam na atenção básica do município, além de teste de glicemia capilar.

A novidade neste ano será a avaliação do fundo de olho dos nossos pacientes diabéticos oferecidos pelo médico oftalmologista Dr. Ricardo Bernardes Filho, Coordenador do Projeto Fundo de Olho e Diretor da Oftalmo Laser Centro de Retina e Diagnóstico Oftalmológico.

A Secretária de Saúde também fez neste ano adesão junto ao ANAD (Associação Nacional de Atenção ao Diabetes) com a inclusão do evento em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, que acontece na UBS da Cohab, no dia 14/11, das 8h às 12h.

- Outros eventos:

Neste ano, a Secretária Municipal de Saúde também participa do II Mutirão do Diabetes em parceria com o projeto fundo de olho dia 23/11 no Euromarket das 8h às 12h. A ação é voltada para captação de casos novos de diabetes e avaliação de fundo de olho visando intervenção precoce nos pacientes, que apresentam alguma alteração em decorrência do diabetes.

- Dados sobre o Diabetes

Atualmente o município possui 14.728 pacientes diabéticos diagnosticados e acompanhados pelo Sistema Único de Saúde, Desses 2800 pacientes são diabéticos insulino dependente, que além de todos os cuidados com avaliação e acompanhamento médico, rotina anual de exames laboratoriais, e orientação dos cuidados com a saúde nos grupos de HiperDia, recebe os insumos para controle da glicemia capilar e aplicação de insulina.

O Diabetes é uma doença crônica que se caracteriza pelo aumento constante dos níveis de glicemia no sangue. Sua incidência tem aumentado em todo mundo pelos hábitos alimentares inadequados, pela obesidade e sedentarismo.

Os sintomas mais comuns do Diabetes são: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cansaço inexplicável, grande vontade de urinar, dificuldade para cicatrização, infecções frequentes, visão embaçada e falta de concentração.