Presidente Prudente está representada no XV Conferência Estadual do Idoso, que ocorre de 11 a 13 de novembro, em Aguas de Lindóia-SP. A participação da cidade é resultado do empenho na realização local da Conferência Municipal do Idoso realizada em abril deste ano no município.

No encontro, o município é representado pela assessora da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS), Maria Helena Veiga Silvestre, que está como delegada pelo Poder Público e Dulce de Mello, como representante da Sociedade Civil.

O evento conta com delegações de mais de 100 cidades. A região de Prudente elegerá dois delegados para participar da Conferência Nacional, em data a ser confirmada.

A XV Conferência Estadual do Conselho do Idoso tem como tema: “Os Desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”.

No encontro serão abordados os seguintes eixos:

I - Direitos Fundamentais na construção/efetivação das Políticas Públicas.

Subeixos: Saúde; Assistência Social; Previdência; Moradia; Transporte; Cultura, Esporte e Lazer.

II - Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

III - Enfrentamento da violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.

IV - Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.