A Praça 9 de julho foi palco do ato alusivo à Semana da Consciência Negra. A solenidade ocorreu na manhã desta quarta-feira (13/11) com a presença do presidente do COMIR (Conselho Municipal da igualdade), Renato David, vice-prefeito Douglas Kato, secretários municipais, de Assistência Social, Fabiana Macedo e de Esporte, Claudinei Quirino, Relações Institucionais, Rogério Galindo entre outras autoridades.

O vice-prefeito Douglas Kato parabenizou a iniciativa do COMIR na realização do evento falou sobre a importância das politicas públicas de inclusão feitas pelo município, bem como, do evento que tem como foco minimizar as barreiras e preconceitos que existem na sociedade.

De acordo com o presidente do COMIR, Renato David, “o ato na Praça 9 de Julho visa exaltar no mês de novembro, a Semana Municipal de Igualdade Racional, que ocorre até dia 30/11. O evento é alusivo ao dia 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

“O objetivo é resgatar a lembrança da contribuição do povo afro que veio para o Brasil, de forma a lutar contra o preconceito e discriminação racial, não só do povo afro, mas de todas as etnias”, destacou David.

Representando o setor de educação e poder público dentro do Comir, Selma Martin destacou a importância do fortalecimento no resgate do significado do negro no Brasil. Segundo ela, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realiza esse trabalho em parceira com o COMIR.

O ato solene na Pra contou com a apresentação da Banda Marcial da Polícia Militar, no Teatro de Arena da Praça 9 e Julho. Em seguida, teve apresentação de Capoeira com os alunos do Projeto Aquarela com a coordenação de Valeria Boni. No local, também foram realizadas atividades artísticas e culturais.

Confira outras ações que integram a semana de atividades que ocorre de 10 a 30/11:

No dia 15/11, às 16h haverá o Encontro Regional de Líderes de Religiões de Matrizes Africanas, que será realizado no Centro Cultural Matarazzo. A programação da Semana vai até dia 30/11 e conta com diversas atividades.

No dia 20/11, das 19h às 23h no Espaço Solarium, Campus II, da Unoeste haverá uma sessão solene com entrega do cartão de prata para cidadãos que serão homenageados, por relevantes serviços. Em seguida às 20h30 terá o Madiba Festival Arte com Música, Dança, Exposição, Artes Plásticas e Desfile de Moda Afro.