O Governo de Presidente Prudente informa que já está com equipes na rua atuando no recolhimento de galhos, desobstrução de vias e outras ações voltadas a solucionar os prejuízos causados pelo temporal do fim da tarde desta segunda-feira (13/01), atípico até mesmo para esta época do ano. Os trabalhos serão intensificadas logo nas primeiras horas da manhã desta terça, em que o município fará um mutirão, com o envolvimento de várias secretarias.

É importante ressaltar que a prefeitura mantém equipes da Secretaria de Obras para desobstrução de bocas de lobo e assim permitir o escoamento das águas pluviais. Estes bueiros (são mais de 10 mil na cidade) têm sido frequentemente obstruidos por sacos de lixo, colchões, travesseiros, móveis e outros itens que, ao serem colocados irregularmente na calçada, acabam sendo arrastados pela chuva.

No caso específico do Parque do Povo, para sanar de vez o problema histórico dos alagamentos no local, haveria a necessidade de promover obras de grande monta, com abertura de novas galerias e ampliação da vazão nas já existentes, além de refazer a ponte sobre o Córrego do Veado. Tais obras requerem investimento muito alto e o município, sozinho, não tem condições de suportá-lo, sendo necessário o apoio de outras esferas de governo ou de empréstimos bancários por parte de instituições internacionais".