Nesta quarta-feira (15/01) o grupo de trabalho formado pelo CIRSOP (Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos) em parceria com a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento), realizou o experimento piloto da Gravimetria dos resíduos sólidos, cujo objetivo é determinar composição dos resíduos gerados.

De acordo com interlocutora do município, Nelissa Balarim da (Semea) da Secretaria do Meio Ambiente, o projeto, o teste teve como objetivo criar uma metodologia, que possa ser replicada em todos os municípios, que compõe o consórcio.

“O estudo teve a função de tornar possível a quantificação de cada componente dos resíduos como: resíduos, orgânicos, recicláveis, como papel, plástico, metal, vidro, rejeitos e entre outros”, explicou a interlocutora.

O teste teve início com o despejo dos resíduos do caminhão de coleta, seguido da mistura e divisão em quadrantes, para tirar uma amostra significativa, do que foi separada de acordo com a composição de cada material.

O estudo é importante, pois a partir do conhecimento dos tipos de resíduos gerados torna-se mais apropriado o direcionamento para a melhor forma de destinação final ambientalmente adequada conforme cada tipo de material.

Fonte: Secretaria de Comunicação