A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), atualiza nesta quarta-feira (15/01) os números de casos de dengue em Presidente Prudente. Agora, já são 19 catalogações positivas no município neste ano e outras 168 notificações, cujos exames aguardam resultados.

Além do número de casos, a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, destaca que a situação encontrada pelos agentes durante a realização do IB (Índice Breteau) também é preocupante. “Estamos com uma margem alta de larvas encontradas e acreditamos que o índice apontará um número alto. Se não eliminarmos criadouros, teremos um ano epidêmico grave”, pontua.

A supervisora conta ainda que as ações da VEM seguem sendo realizadas normalmente e afirma que os casos estão aumentando assustadoramente. “O que mais ouvimos é que o problema está na casa do vizinho. Quando você culpa o vizinho, o mosquito ganha terreno. Muitas vezes a limpeza da casa está impecável, mas precisamos dela livre de criadouros”, relata.