A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que recebeu comunicado do Ministério da Saúde para que seja implantado reforço da vacina da febre amarela. Dessa forma, crianças de quatro anos de idade deverão receber a dose.

Segundo a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, a primeira dose da vacina é aplicada aos nove meses de idade. Agora, aos quatro anos deverá ser dado o reforço. O mesmo deverá ser concedido às pessoas com cinco anos ou mais que não foram vacinadas ou estão sem a comprovação da vacina. “Crianças nascidas a partir de 2013 também deverão receber a dose”, diz o comunicado.

Elaine informa que Prudente realiza a imunização contra febre amarela desde 1985 e que o último caso registrado no Brasil, equivalente a doença na forma urbana, foi em 1942. Para que a cidade continue sem registrar casos, ela ressalta que é de suma importância que as pessoas que não foram vacinadas, procurem pela unidade mais próxima de sua residência para garantir imunização contra a doença.

Ela lembra ainda que a vacina contra febre amarela é uma das exigidas para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP).