Cada vez mais a instalação da primeira Bebeteca pública adaptada no Brasil se torna realidade. Agora, o Governo Municipal, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), foi contemplado com a doação de todos os móveis adaptados, bem como de livros por parte da família Martos, através do empresário Sandro de Santana Martos.

Durante reunião realizada nesta quinta-feira (23/01), foi detalhada toda instalação da Bebeteca no Centro Cultural Matarazzo, que deverá ocorrer no próximo mês. “No Brasil, existem Bebetecas, mas não têm materiais adequados às crianças. No exterior, existem os móveis adequados, aqui é preciso mandar fazer. A intenção é que as crianças manuseiem os livros, tenham autonomia. O maior móvel, por exemplo, terá 75 centímetros”, explicou Juliane Martins Motoyama, diretora de escola e responsável pelo Ceforppe (Centro de Formação Permanente de Profissionais de Educação).

Ainda durante o ato, Juliane contou que a ideia não é apenas ler livros, mas desenvolver demais atividades como musicalização e ateliês para bebês e gestantes, entre outras, sendo todas conciliadas com as novas da biblioteconomia.

“O Projeto ‘Lê no Ninho’, por exemplo, passa a ser na Bebeteca. A ideia é procurar pessoas envolvidas com bebês para usarmos este espaço com eles, desde a gestação. O conceito da iniciativa é a humanização desde a primeiríssima infância”, acrescentou.

Na oportunidade, o prefeito em exercício, Douglas Kato, agradeceu a parceria da família Martos e revelou que a Bebeteca é um projeto que nasce já com o anseio do Governo em expandir para outros locais.

Além dos já citados, participaram da reunião Naraiana Kato Pauluzi, presidente do Fundo Social de Solidariedade; Paulo Sílvio Sanches, secretário de Cultura; Aline Priscila Daura, bibliotecária; e André Luiz de Lima, também do Fundo Social.