O prefeito Nelson Bugalho foi informado na tarde desta quinta-feira (26/03) de que o governo do Estado de São Paulo irá liberar R$ 1,8 milhão ao município, para que seja investido em ações de enfrentamento da Covid-19. A cidade conta hoje com 134 casos suspeitos aguardando resultado por parte do Instituto Adolfo Lutz.

De acordo com a assessoria do governo estadual, o recurso deve ser utilizado para instalação de centros de triagem e atendimento a casos suspeitos de coronavírus, além da realização de testes. Na manhã de ontem, o chefe do executivo prudentino já havia autorizado a Secretaria Municipal de Saúde a investir R$ 200 mil, de recursos próprios, para a compra de testes rápidos. “Infelizmente o Adolfo Lutz tem demorado mais de duas semanas para divulgar os resultados. Com os testes rápidos, poderemos traçar as ações de combate do vírus com mais eficiência e segurança”, disse.

O valor liberado para Prudente e outras 54 cidades com população entre 100 mil e 300 mil habitantes é de R$ 8 por habitante, ou duas vezes o piso do SUS.

Nas 16 cidades com população entre 300 mil e 500 mil pessoas, o valor de referência sobe para R$ 10 por habitante. Todas terão que construir hospitais de campanha com leitos de enfermaria, além de espaços de isolamento e assistência social para pacientes que vivem em moradias precárias. O montante total para esses municípios será de R$ 61,4 milhões.

Nas nove cidades paulistas com mais de 500 mil habitantes, o valor de referência sobe para R$ 12 por pessoa. O repasse também será usado para erguer ao menos um hospital de campanha de maior porte em cada cidade, além do atendimento social a pacientes em situação de vulnerabilidade.

“Estas cidades foram escolhidas para ser referência médica e hospitalar”, disse Doria. “Sejam solidários. Podemos acertar ou errar, nós só não podemos minimizar problemas. O Governo de São Paulo fundamenta todas as suas ações em informações científicas no plano da saúde e técnicas no âmbito da economia”, acrescentou. (Com informações da Assessoria de Imprensa do governo estadual).