O Governo Municipal, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), divulga nesta terça-feira (31/03) o balanço da primeira semana de funcionamento do Telessaúde, implantando em Presidente Prudente, em parceria com a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), como uma das ferramentas de orientação aos munícipes sobre coronavírus, a Covid-19.

Ao todo, foram 556 atendimentos, sendo 360 pelo telefone fixo, 185 por Whatsapp e outros 11 por e-mail. Ainda segundo detalha a pasta, a média de idade das pessoas que acionam o serviço é de 50 anos, sendo a idade mínima registrada de 20 anos e a máxima de 88.

Conforme aponta o balanço dos atendimentos telefônicos, as mulheres têm procurado se manter mais informadas. Isso por que o demonstrativo de 360 ligações exibe que 64% do público é feminino, ou seja, 232 prudentinas. Já em relação aos homens, foram registrados 128 telefonemas, o que representa os outros 36% do total.

Ainda em relação aos 360 atendimentos telefônicos, apenas 24 pessoas relataram sintomas que necessitaram de encaminhamento à UPA (Unidade de Pronto Atendimento); enquanto outras nove apresentaram sinais e sintomas passíveis de atendimento em UBSs (Unidades Básicas de Saúde) ou ESFs (Estratégias de Saúde da Família).

Já para outras 47 pessoas foi recomendado o isolamento social, bem como informada todas as orientações necessárias; e outras 280 ligações ligaram por outros motivos, como dúvidas sobre agendamentos, consultas, vacinas, e outros.

Vale reforçar que o foco do Telessaúde é justamente esse: orientar os munícipes, através dos sinais e sintomas relatados, sobre a necessidade, ou não, de procurar por assistência médica, o que acarretará na diminuição da aglomeração de pessoas nas unidades de saúde para evitar a possível propagação da Covid-19.

O serviço é conduzido por docentes das faculdades de Enfermagem (Fenpp) e Medicina (Famepp) da Unoeste, além de discentes de pós-graduação dos programas de residência médica e multiprofissional, bem como acadêmicos do último ano de ambas as graduações.

Serviço – O Telessaúde funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h, e pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: duvidascovid19@unoeste.br.