O Governo do Estado de São Paulo lançou a segunda concessão de aeroportos regionais paulistas. Presidente Prudente está entre as 22 cidades contempladas, inserida no grupo Noroeste,o qual deverá receber, somente em obras neste lote, investimentos de R$ 177 milhões, sendo que R$ 63 milhões deverão ser aplicados nos três primeiros anos de contrato.

Segundo informa o Estado, a fase de consulta pública aos documentos do processo licitatório está disponível no site da Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), no www.artesp.sp.gov.br. As contribuições para esta fase podem ser encaminhadas até dia 21 deste mês. Já na próxima terça-feira (12), às 15h, haverá audiência pública virtual.

Vale lembrar que, para que o Aeroporto Estadual ‘Adhemar de Barros’ entrasse entre os contemplados com investimentos, o Governo Municipal, por meio do prefeito Nelson Bugalho, seguiu em constante tratativa com o Governo do Estado. Inclusive, em março de ano passado a Câmara Municipal aprovou um projeto de autoria do Executivo para doação de uma área ao Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) para viabilizar a ampliação.

Ainda nas proximidades do aeroporto, deverá ser construída também uma nova unidade da Receita Federal em Prudente, conjugada com um Depósito de Mercadorias Apreendidas. A novidade também foi anunciada em março do ano passado, durante reunião do prefeito com o delegado do órgão, Fábio Boschi.

Assim como para ampliação do aeroporto, o Município tem papel fundamental na construção da nova sede da Receita, com a doação do terreno anexo ao complexo aeroportuário. À época, Boschi comentou que o projeto visa instalar uma unidade de 6 mil m², dedicada principalmente à prestação de serviços aduaneiros, e outros 6 mil metros cúbicos (m³) reservados ao depósito de mercadorias apreendidas. A previsão é de que os investimentos variem de R$ 25 a 40 mil milhões, isso tendo como base a construção de outras unidades do órgão.

Etapas da privatização – Já em outubro do ano passado, em reunião com o presidente do Daesp, Antônio Claret de Oliveira, Bugalho apresentou o projeto de ampliação do TPS (Terminal de Passageiros) e entregou ofício solicitando a inclusão do Aeroporto de Prudente no processo de concessão/privatização e ampliação dos aeroportos regionais paulistas no PEA (Plano de Exploração Aeroportuária).

Além disso, no documento apresentado ao presidente do Daesp, constava também a doação ao Departamento Aeroviário da área contígua ao aeroporto prudentino de 202.720,90 metros quadrados (m²) para ampliação do mesmo.