Para debater sobre a cadeia produtiva da batata doce, oportunidades e perspectivas de inovação no mercado, na noite desta quarta-feira (27/05), foi realizada no Facebook da Inova Prudente uma Live sobre os “Desafios da Batata Doce”. O bate-papo foi mediado pelo Secretário de Tecnologia, Rogério Alessi, e contou com a participação dos produtores e organizadores da Feira Tecnológica de Batata Doce - Batatec.

O diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e coordenador da Batatec, Marcelo Costilho Jorge, iniciou a Live contando um pouco da história da Batatec e como ela vem fazendo um diferencial na região. “A ideia dos produtores era que a gente pudesse fomentar a cadeia produtiva da batata doce e fazer um evento”, destacou.

Segundo a coordenadora da Batatec, Claudia Prandini, a feira tecnológica é uma oportunidade de melhoria na produção. “Estamos na busca de melhorias de produção. Ter mais produção e com maior qualidade, um produto melhor, com mais qualificação, para ter também um preço melhor. Para isso a gente precisa de tecnologia, que é a grande busca da Batatec”.

O produtor e Presidente da Aprobarpp, Ademir Corte, ressaltou a importância de promover essa cultura para a região, mostrando a importância dessa produção para o desenvolvimento da cidade. “A partir do momento em que você divulga a região, ela começa a ter valor. Muita gente não sabia da importância que tinha, mas a partir da Batatec aumentou o consumo, a produção e nos fez buscar novas tecnologias para auxiliar”.

A pesquisadora e uma das mulheres mais relevantes no mundo no assunto “batata doce”, Genoveva Rossel, também foi uma das convidadas presentes na webinar. Ela contou que ficou bastante impressionada quando veio a Prudente e conheceu a Batatec e pelo trabalho desenvolvido pelo governo junto aos produtores, universidade e empreendedores.

Prêmio

Um dos pontos citados na Live foi o prêmio “Prefeito Empreendedor” realizado pelo Sebrae todos os anos e que tem como objetivo de mostrar pequenos negócios desenvolvidos nos municípios.

Em 2019, o prefeito Nelson Bugalho conseguiu esse feito na categoria Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico, com o projeto Feira Tecnológica da Batata-Doce - Batatec, realizado por meio da Sedepp, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que competiu com apenas um finalista, o município de Garça.

A Batatec, cuja primeira edição foi realizada em junho de 2018, reuniu 250 produtores rurais e agricultura familiar, 51 pequenos negócios e empreendimentos, tornando a região de Presidente Prudente referência nacional.

Indicação Geográfica

Em 2016, a região de Prudente foi considerada a segunda maior produtora de batata doce segundo o ranking brasileiro. Durante a live foi noticiado a conquista de um registro de identidade, que confere aos produtos e serviços do oeste paulista uma reputação de qualidade no mercado.

O feito, realizado pelo Instituto Nacional de Propriedades Industriais que concede o registro e emite o certificado chancelado pelo ministério da agricultura, possui duas categorias: Indicação por procedência e Indicação de origem.

Ainda, segundo Costilho, isso faz com que Prudente e região sejam referência na produção de batata doce e para que esse trabalho continue dando frutos, nesta quinta-feira (28/05) os organizadores se reúnem com os representantes do SEBRAE para alinhar estratégias em prol da sociedade permitindo o desenvolvimento regional.