A Fundação Inova Prudente realizou o segundo workshop on-line de Realidade Virtual e Aumentada (RV/RA). A live, promovida na noite dessa quinta-feira (28/05), foi mediada pelo diretor-presidente da Fundação, Bruno Carnelóss, e ministrada pelos sócios da SignunVR, uma empresa destinada a produzir experiências imersivas utilizando a RV/RA, sendo os desenvolvedor de Jogos, Pedro Victor Florêncio e Rafael Ferreira, e o designer, Gabriel Pilizari.

Segundo Pedro Victor, a diferença entre as duas realidades está no objetivo para o qual foram criadas. “A realidade aumentada nada mais é do que a junção do mundo real com o virtual, criando, assim, componentes que podem interagir com aquilo que já existe. Já a realidade virtual cria seu próprio ambiente, algo totalmente novo e independente do mundo real”, destaca.

O intuito da transmissão foi fazer com que os participantes pudessem se conectar e entender na prática como funciona o uso das ferramentas da RV e RA. Isso foi feito com a utilização do aplicativo AltSpaceVR, que é bastante usado no mundo inteiro para promoção de palestras, aulas, entre outros eventos on-line, onde podem participar pessoas que fazem ou não o uso da realidade virtual.

Todo o workshop foi realizado dentro do ambiente virtual criado pelos apresentadores, onde o público também pôde participar e se divertir com seus avatares, além de tirarem dúvidas a respeito do tema.

Ainda na live, o desenvolvedor de Jogos comentou a respeito da funcionalidade das comunidades existentes dentro desses ambientes, destacando a ideia de que neste momento de isolamento social essa é uma excelente opção para se distrair e fazer novos amigos virtuais. “Você pode participar tendo ou não os óculos de RV”, finalizou.

Para aqueles que não conseguiram acompanhar a live em tempo real, ela continua disponível no Facebook da Inova Prudente. (Colaboração – Inova Prudente)

Fonte: Secretaria de Comunicação