Durante a 68ª transmissão on-line do Governo do Estado no início da tarde esta quarta-feira (10/06), o governador João Doria informou que Presidente Prudente, que estava na fase amarela do Plano São Paulo, terá a partir desta segunda-feira (15) o endurecimento nas medidas de retomada consciente das atividades econômicas, ou seja, foi reclassificada para a fase vermelha, a ‘alerta máximo’.

Com o pronunciamento, a partir da data, somente o comércio essencial poderá funcionar, como mercados, padarias, farmácias, postos de combustíveis, hospitais, consultórios odontológicos, além de oficinas mecânicas, guinchos, entre outros. “A mesma disposição e firmeza que temos para avançar, teremos para recuar e orientar medidas restritivas na quarentena”, acrescentou Doria.

Assim como Prudente, a medida restritiva será aplicada também em Barretos e Ribeirão Preto, o que atinge 5,3 milhões de pessoas. “O Plano São Paulo é um guia orientado pela medicina com contribuição do setor econômico para sairmos da crise com segurança e o maior número de vidas salvas. O trabalho feito pelo Comitê de Contingenciamento da Covid-19 de São Paulo já salvou 95 mil vidas e estamos salvando cerca de 40 vidas por hora e evitando a contaminação de 10 pessoas por minuto no Estado”, pontuou Doria.

Conforme informado na coletiva, somente o Estado de São Paulo contabiliza 156.316 casos de coronavírus e 9.682 óbitos decorrentes da doença.

Cabe ressaltar que uma nova fase nos municípios deve ter início a partir do dia 29 deste mês, já que o governador anunciou que as medidas restritivas têm início na segunda-feira e seguirão até o dia 28. Entretanto, a mudança só será possível diante da redução dos índices de casos, ocupação de leitos destinados ao tratamento da doença e óbitos.

Atualmente, Prudente tem taxa de ocupação dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em 60%. Segundo anunciado na coletiva, a variação de internações foi de 60% e a de óbitos de 50% a mais em relação à semana anterior (variação de sete dias com relação a sete dias anteriores, quando estava funcionando apenas o comércio essencial).

“O Plano São Paulo é preparado para ter gatilhos, tanto para melhoria das medidas restritivas como para endurecimento. O isolamento social é chave no processo. O cenário só melhorará com a colaboração da população”, ponderou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo.

O prefeito Nelson Bugalho conta que recebeu o anúncio com surpresa e que, juntamente a outros chefes do Executivo da região, dialogará com o Estado para que a reclassificação ocorra, ao menos, na fase laranja, a nomeada como ‘controle’.

“Não esperávamos que a região fosse regredir duas fases e ficamos preocupados com a mudança radical, pois muitas empresas fizeram estoque e recontrataram funcionários. Esperávamos permanecer como a maior parte do Estado. Vamos a São Paulo para que seja explicado o porquê retroceder duas fases e não apenas uma. Vamos questionar com dados!”.

Fonte: Secretaria de Comunicação