A Prefeitura comunica que devido ao temporal que teve início na madrugada deste sábado (27/06), foram causados diversos danos em Presidente Prudente. Até o momento, foram registradas pelo menos 30 ocorrências de árvores caídas pela cidade, além das demandas já atendidas pelo Corpo de Bombeiros.

A Prefeitura ressalta que os principais impactos aconteceram no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, bem como em bairros vizinhos. Nos locais, aconteceram muitos destelhamentos, além de queda de muros e paredes por conta da força do vento e da chuva. Os moradores relatam que o pico do temporal foi por volta da 0h30 deste sábado.

Dessa forma, desde a madrugada as equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil atuam a fim de solucionar a problemática. Além desses trabalhadores, o prefeito Nelson Bugalho já determinou que engenheiros que ocupam cargos comissionados em outras secretarias auxiliem no trabalho de mapeamento.

Em relação ao João Domingos Netto e os bairros vizinhos, as principais demandas dos moradores são por lonas para cobrir as casas destelhadas, cestas básicas, já que por conta das chuvas muitos perderam alimentos, colchões, que também foram danificados, entre outros mantimentos de necessidade básica.

“Tudo aquilo que essas famílias necessitarem e conseguirmos, daremos toda assistência para elas. Pedimos ainda que aqueles que puderem ajudar um vizinho ou algum parente, que faça isso, pois é o momento de demonstrar solidariedade. Isso aconteceu em toda cidade, os danos foram sérios e é preciso a colaboração de todos”, destaca Bugalho.

Ainda hoje, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil retornará aos bairros com a ajuda aos moradores, o que não é possível agora uma vez que desde as primeiras horas da manhã as equipes estão divididas pela cidade, com maior concentração no João Domingos e bairros vizinhos, realizando o mapeamento de todas as ocorrências. Além disso, o trabalho de desobstrução de ruas e avenidas com retirada das árvores segue em andamento, com prioridade nas vias principais que estão obstruindo a passagem de veículos e ônibus.

A Prefeitura informa também que alguns espaços públicos foram danificados, como parte das telhas da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do João Domingos Netto que foram arrancadas por conta da ventania, alagamento na sede da Semea (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), e queda de árvores pela raiz no Balneário da Amizade.

A Prefeitura orienta que aqueles que tiverem denúncias e/ou precisarem de algum auxílio, ou até mesmo puderam colaborar com doações, liguem no Corpo de Bombeiros, no 193, bem como entrar em contato com a Defesa Civil, no número de plantão, que é o (18) 99744-0199.