A Prefeitura de Presidente Prudente por meio da Sosp (Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos) concluiu nesta sexta-feira (10/07), a retirada dos bancos do monumento localizado no Parque do Povo, na confluência entre as avenidas 14 de Setembro e Celestino Figueiredo, para garantir maior segurança dos pedestres e motoristas.

O monumento é um marco da homenagem aos 80 anos de Presidente Prudente, construído em meados na década de 90. Após a conclusão da demolição dos bancos, posteriormente o monumento deve receber melhorias. A reforma inclui a troca do piso e pintura do local.

A retirada dos bancos atende ao pedido da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública). Segundo o secretário da Semob, Adauto Cardoso, o objetivo é melhorar a segurança viária no local, pois os mesmos dificultavam a visibilidade dos motoristas, na Avenida Celestino Figueiredo sentido HR (Hospital Regional).

Outro fator analisado é que os bancos colaboravam com a aglomeração de pessoas tornando um local de risco por conta da pandemia do novo coronavírus, a Covid-19.

De acordo com o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Paulo Vasconcelos, a retirada dos bancos deve inibir as aglomerações no local e contribuir com a segurança de pedestres.

Ele lembra que "era muito comum no verão as mães sentarem nos bancos, enquanto as crianças brincavam no local, o que representava uma situação de perigo pelo fato dos bancos estarem em um canteiro central, localizado numa avenida bastante movimentada, com risco iminente de acidentes”, finalizou.

Segundo Vasconcelos, após concluir a demolição dos bancos, posteriormente o momento deve passar por um reforma com melhorias, que incluem a troca do piso e pintura da estrutura.