Durante uma graduação o estágio é uma das etapas mais importantes para a formação acadêmica do aluno, pois proporciona a vivência prática sobre tudo o que é visto em sala de aula. Além de novas experiências, em muitos casos o estágio acaba sendo o ponto de partida para a contratação definitiva do profissional recém-formado, estratégia utilizada por muitas empresas.

Através de um convênio entre o Governo de Presidente Prudente, pela Fundação Inova Prudente, e o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), vários estagiários já foram contratados pela Inova de forma remunerada nas mais diversas áreas do conhecimento, para atuar em projetos internos de acordo com sua graduação nos cursos de comunicação, química, biologia, física, engenharia e também informática.

O departamento de comunicação da Inova conta atualmente com quatro estagiários, sendo três deles do curso de jornalismo e outro do curso de publicidade e propaganda, todos matriculados da Faculdade de Comunicação de Presidente Prudente (Facopp) da Unoeste.

A Inova Prudente vem buscando ampliar cada vez mais o seu ciclo de estagiários visando à preparação deles para o mercado de trabalho. O diretor-presidente, Bruno Carnelóss, destaca que a finalidade da fundação é fornecer estrutura para desenvolver pessoas e seus projetos, sendo este o mesmo pensamento na contratação de estagiários. “Aqui na fundação esses estudantes além de aperfeiçoar as habilidades específicas dos seus cursos, eles aprendem a colocar elas em prática no mundo real e nesse mundo da inovação através dos eventos e oportunidades que a fundação proporciona”, finalizou.

Este setor vem tendo atuação desde o final de 2018, quando foi criado, visando obter o melhor resultado com participação efetiva no planejamento e criação de conteúdo sobre a Fundação e suas ações, e conta com a supervisão do diretor-presidente Bruno Carnelóss, do presidente curador e secretário de tecnologia Rogério Alessi, e participação da Secretaria de Comunicação (Secom), confere e divulga as notícias para demais órgãos de imprensa de Prudente e região.

Alessi explicou que a contratação desses estagiários faz parte de um plano de responsabilidade social com a comunidade e agradece a parceria com a Unoeste por disponibilizar estudantes para que possam crescer junto a Inova. “Representam uma força de trabalho motivada e muito eficiente; recomendo aos empresários que também deem essa oportunidade aos alunos”, completou.

De acordo com a coordenadora do curso de Publicidade e Propaganda, Larissa Crepaldi, é muito importante essa vivência do aluno com situações reais de mercado, para que ele possa descobrir suas aptidões e se deparar com momentos em que é necessário tomar decisões, baseado em um cliente e um segmento de mercado. “Vejo como muito satisfatória essa parceria da Facopp com a Fundação Inova, por acreditarem em nossos alunos e em como ensinamos, além disso, acho muito interessante eles também estarem inseridos em um ambiente, que respira inovação e empreendedorismo, algo muito importante nos dias de hoje”, pontua.

Já Carolina Zoccolaro Costa Mancuzo, coordenadora do curso de Jornalismo, explicou que a Facopp vem incentivando os estudantes a realizarem o estágio para que possam se preparar melhor para o futuro. “O importante é que o estagiário tenha orientação na área que vai ajudá-lo a entender mais, o objetivo é o aprendizado. Então, ainda nesse momento ele tem a oportunidade de aprender, inclusive com os próprios erros, porque sempre vai ter alguém direcionando, supervisionando, para que ele faça da melhor maneira e se torne um profissional completo”.

- Experiência

A estagiária do curso de Jornalismo Isabela Souza foi contratada em maio de 2019, segunda acadêmica a integrar o departamento, que era ocupado pela primeira estagiária Juliane Rígolo, egressa da Facopp. Ela destaca que trabalhar na Inova é um grande aprendizado, e que vai agregar para seu futuro. “Nunca imaginei trabalhar em uma Fundação, que tem como base a inovação e tecnologia. Antes de entrar aqui não sabia muitas coisas relacionadas a isso, mas depois que passei a conhecer me encantei com tudo o que é realizado aqui. Com certeza vou levar uma bagagem de conhecimentos importantes”.

Estagiários atuam ativamente no desenvolvimento e lançamento de programas importantes e de destaque da Fundação Inova Prudente junto aos mais diversos empreendedores do segmento tecnológico como as edições do Startup Weekend, o Espaço Inova Agrotech, que fez parte da Expô 2019, o Geek Etec, a aceleradora de starups e dezenas de eventos já realizados como palestras, cursos e workshops, atualmente todos em formato on-line por conta da pandemia da Covid-19.

Auxiliando na cobertura de eventos e na produção de releases, a estudante de Jornalismo Leticia Ferdinando, que também integra a equipe, iniciou sua jornada profissional no começo deste ano, e acredita ser o ponto de partida para uma carreira de sucesso. “Para mim, é muito gratificante fazer parte da equipe de estagiários da Inova, pois, além de ser meu primeiro emprego, é uma grande oportunidade de aprendizado e de absorver experiências, que sem dúvidas poderão agregar muito em minha carreira profissional”, disse.

Também soma a equipe da Inova Pedro Silva que, acredita estar tendo uma ótima oportunidade. “A experiência que estou adquirindo na a Fundação é algo que eu não teria em outro lugar. As pessoas com quem estou em contato me mostraram um lado diferente da profissão que eu escolhi. Sou grato por tudo que estou aprendendo” comemora o acadêmico da Facopp.

Graduanda de Publicidade e Propaganda, Amanda Rodrigues é a mais nova estagiária, e conta que está empolgada com o novo desafio. “Sempre tive uma visão muito positiva da Fundação Inova, por se tratar de um espaço de inovação e empreendedorismo, que vai de encontro com a área de negócios que me interesso muito. Poder fazer parte disso tudo na edição de vídeos, as expectativas só crescem. Também estar envolvida com pessoas de diversas áreas, não apenas da comunicação, é sempre oportunidade de aprender”.

Todos os estagiários são selecionados a partir da base de dados do Ciee passam por entrevistas e análise de portfólio e são remunerados. Se você também tem interesse em fazer parte desta equipe ou quer uma chance no mercado de trabalho procure o Ciee e fique atento às oportunidades. Quem sabe seu nome estará em nossa próxima reportagem que, aliás, foram produzidas por nós, estagiários da Inova.

Fonte: Secretaria de Comunicação