A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), prepara a instalação do terceiro Ecoponto na cidade. Desta vez, o dispositivo contemplará o Residencial Carandá, próximo à Horta Municipal, e que atende moradores das zonas norte e oeste da cidade.

No novo ecoponto já foram concluídas as obras de terraplanagem, cercamento, além da colocação das quatro caçambas para receber os resíduos recicláveis. As obras no local já estão em fase final.

De acordo com a diretora da Semea, Nelissa Garcia, para entrega do ecoponto falta apenas a conclusão do processo de compra do contêiner. Segundo ela, este contêiner serve para abrigar o funcionário, que ficará no local, bem como receber e armazenar temporariamente os resíduos que não podem ficar expostos no tempo.

A respeito dos dois ecopontos já instalados nos bairros Cambuci e Sabará, a diretora ressalta que recebem um intenso fluxo de resíduos recicláveis, que chegam a lotar as quatro caçambas diariamente.

O projeto total prevê de cinco a seis unidades de ecopontos em diferentes regiões da cidade. O primeiro já está em funcionamento no Jardim Cambuci desde abril deste ano. A Prefeitura entregou o segundo ecoponto, localizado no Jardim Sabará no mês de maio.

O ecoponto recebe itens como resíduos recicláveis como embalagens de plástico, papelão, metal e vidro; móveis usados até duas unidades; restos da construção civil dentro do limite de até 1 metro cúbico (m³) ou 10 sacos, poda de árvore e óleo de cozinha.

O projeto da Secretaria do Meio Ambiente é uma iniciativa do prefeito Nelson Bugalho que visa preservação ambiental através do descarte correto de recicláveis.