Durante a oitava atualização do Plano São Paulo, realizada nesta sexta-feira (24/07), Presidente Prudente foi mantida na fase laranja, a ‘controle’. Sendo assim, a capital do Oeste Paulista e os demais municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) permanecem como estão: comércio e shoppings funcionando por 4h seguidas.

Além do comércio e dos shoppings, com exceção das praças de alimentação, permanecem funcionando escritórios, imobiliárias, concessionárias, entre outros, sempre com horário reduzido de 4h seguidas e com capacidade limitada de 20%.

Em Prudente, o comércio e serviços seguem funcionando da seguinte maneira: de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados das 9h às 13h, enquanto os shoppings das 16h às 20h, diariamente. Já o funcionamento dos demais setores, como salões de beleza e barbearias, academias e consumo em bares e restaurantes, segue suspenso. Cabe lembrar que os templos religiosos também seguem funcionando, com 20% da capacidade máxima e com medidas para conter a propagação da doença.

Durante o pronunciamento, o governador do Estado, João Doria, reforçou a obrigatoriedade do uso de máscara nos 645 municípios paulistas, e salientou sobre o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, além da higienização das mãos com água e sabão e, não sendo possível, álcool em gel 70%.

Já o coordenador do Centro de Contingência Covid-19 de São Paulo, Paulo Menezes, ressaltou que todas as estratégias de quarentena e retomada progressiva das atividades econômicas estão funcionando bem no sentindo de enfrentamento da pandemia de coronavírus. “O estado como um todo segue avançando”.

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Patrícia Ellen, acrescentou que há dados importantes que confirmam bons resultados nos esforços feitos pelo Governo de São Paulo, pela retomada consciente por parte do setor privado, e também pelo trabalho que os prefeitos têm realizado no interior do estado, “com protocolos responsáveis que estão fazendo a diferença para todos”.

Segundo o prefeito Nelson Bugalho, o fato de Prudente ter sido mantida na fase laranja, e não ter regredido para vermelha, demonstra que as ações adotadas pela Prefeitura e pela população estão surtindo efeito, porém, ainda não há motivo para comemorar, visto que o número de pacientes diagnosticados com a Covid-19 segue num patamar elevado.

“Nestas últimas semanas, conseguimos ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento a pacientes com sintomas graves da doença, com a abertura de novos leitos de UTI, o que é uma grande conquista na luta contra o coronavírus. Agora é continuar alerta e mantendo as medidas de enfrentamento já conhecidas, como uso de máscaras sempre que sair de casa, higienizar as mãos com frequência e manter o distanciamento social, para que consigamos evoluir a fases mais flexíveis nas próximas atualizações”, declarou Bugalho.