A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), entregou na manhã desta sexta-feira (31/07) mais um Ecoponto. O dispositivo foi instalado no Residencial Carandá, próximo à Horta Municipal, para atender aos moradores das zonas norte e oeste da cidade.

Na ocasião, o prefeito Nelson Bugalho falou sobre a importância do espaço que servirá de referência para bairros populosos como Maré Mansa, Novo Bongiovani, Cobral, entre outros, auxiliando na preservação ambiental através do descarte correto de resíduos não-orgânicos.

Prudente já tem outros dois ecopontos em funcionamento. O primeiro foi entregue em abril deste ano, no Jardim Cambuci. O segundo foi entregue em maio, no Jardim Sabará. O prefeito Nelson Bugalho esteve no local e enalteceu a importância desse dispositivo como um aliado na luta contra o despejo irregular de lixo em terrenos públicos e particulares, ruas e canteiros da cidade. “Não há desculpa para jogar em lixo em local inadequado. Além de ser um crime ambiental, é um desrespeito com a cidade e com os moradores vizinhos”, declara.

A entrega do ecoponto contou também com a presença do secretário municipal do Meio Ambiente, Wilson Portella Rodrigues e equipe envolvida. O local é administrado pela Semea com apoio da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) no recolhimento dos resíduos.

O novo ecoponto conta com quatro caçambas que já estão prontas para receber os resíduos recicláveis. O local também conta com um contêiner com funcionário que orienta em relação ao descarte. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

O ecoponto recebe itens como resíduos recicláveis como embalagens de plástico, papelão, metal e vidro; móveis usados (até duas unidades); restos da construção civil dentro do limite de até 1 metro cúbico (m³) ou 10 sacos, poda de árvore e óleo de cozinha. O local também recebe óleo de cozinha e lixos eletrônicos.

Os próximos ecopontos estão sendo analisados sendo um previsto para a região norte (João Domingos Neto, Tapajós, Alexandrina) e outro será instalado na região sul (Conjuntos Habitacionais Ana Jacinta e Mário Amato).