Durante a 10ª atualização do Plano São Paulo nesta sexta-feira (07/08), o Governo do Estado manteve os municípios que integram o DRS-XI (Departamento Regional de Saúde) na fase laranja, a ‘controle’. A decisão é válida até o dia 23 deste mês. Entretanto, no dia 21 ocorre um novo pronunciamento que, seguindo a lógica, deverá ter início no dia 24.

Dessa forma, em Presidente Prudente, o comércio permanece funcionando de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h, enquanto os shoppings funcionam diariamente das 16h às 20h, com consumo nas praças de alimentação, assim como em bares e restaurantes, suspenso. Os demais setores seguem com funcionamento suspenso ou apenas com permissão para entrega (delivery) e retirada no local (drive thru).

Ainda durante o pronunciamento, o governador João Doria anunciou que a retomada das aulas, tanto na rede pública como na privada, deverá ocorrer no dia 7 de outubro. “A previsão inicial era para que as aulas pudessem ser retomadas em 8 de setembro, mas alteramos por recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus e para garantir margem de segurança ainda maior para crianças, adolescentes, professores, gestores e profissionais e obviamente aos seus familiares”, disse.

O chefe do Estado pontuou ainda que na data inicial prevista para retorno das aulas, isto é, em 8 de setembro, as escolas situadas em regiões que estiverem há pelo menos 28 dias na fase amarela poderão reabrir para reforço escolar, recuperação e atividades opcionais, o que não é o caso dos municípios que integram o DRS-XI que não avançaram para tal etapa.

Para o prefeito Nelson Bugalho, não há justificativa para que a região de Prudente seja mantida na fase laranja, uma vez que houve aumento considerável no número de leitos hospitalares e a taxa de ocupação segue controlada nas últimas semanas.

“Tudo nos leva a crer que a região está pronta para evoluir a fases mais flexíveis do Plano de Retomada da Economia, por isso, precisamos de uma justificativa do Governo do Estado sobre os motivos que levaram a tomar uma decisão tão rigorosa para com a população de Prudente e região. Centenas de estabelecimentos estão à beira da falência e dependiam deste avanço para sobreviver. Permanecer por mais duas semanas fechadas pode representar o fechamento de mais empresas, que são o ganha-pão de milhares de famílias”.