O Centro de Controle de Zoonoses de Presidente Prudente (CCZ) promove a partir desta segunda-feira (10), a Semana de Prevenção e Controle da Leishmaniose. O projeto contará com ações educativas nos bairros com maiores incidências da doença e orientações sobre os riscos da Leishmaniose Visceral.

Segundo Maria Lucia Alves Costa, gerente do CCZ, a Semana de Prevenção tem como objetivo alertar a população sobre a doença e as consequências que ela causa. “A iniciativa do projeto simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o grave problema da Leishmaniose Visceral humana e canina.”.

Neste ano, a ação será diferente: contará com ações individuais a partir da casa de cada indivíduo, e também mutirões de limpeza nos quintais; podas de árvores; recolhimento de folhagens dos jardins; limpeza no abrigo dos animais e entrega de panfletos informativos.

De acordo com o Centro de Zoonoses, o balanço dos casos de Leishmaniose entre janeiro e julho deste ano foram inferiores comparados aos números do ano passado. Em 2019, foram registrados 190 casos, enquanto no mesmo período deste ano foram 102 ocorrências.

A ação será feita de forma gratuita e atenderá sobretudo os seguintes bairros: Monte Carlo; Parque dos girassóis; Jardim tropical; Jardim vale do sol e Jardim Shiraiwa. (Colaboração- Isabela Gomes)

Fonte: Secretaria de Comunicação