A partir desta quarta-feira (12/08), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), dará início à testagem de coronavírus, a Covid-19, nas 15 ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de Presidente Prudente. Ao todo, 548 pessoas, entre idosos e profissionais que atuam nos locais, serão testadas.

Somente nesta quarta serão testadas 128 pessoas no Lar São Rafael. Já na quinta (13), serão 53 testes na Vila da Fraternidade. Em ambos os dias, a ação terá início às 9h. A testagem continuará ao longo da semana e até a VEM concluir o trabalho nas 15 ILPIs.

Conforme informa a supervisora da VEM, Elaine Bertacco, nas ILPIs será realizado o teste RT-PCR (Reverse-transcriptase polymerase chain reaction ou Transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase), e não o rápido. Dessa forma, após coleta do Swab de nasofaringe o material será enviado ao IAL (Instituto Adolfo Lutz).

A supervisora conta que os testes para a ação de quarta e quinta-feira foram adquiridos pelos Rotarys Clubs da cidade, assim como todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), sendo macacão, óculos, viseira, luva, entre outros. A testagem contará ainda com parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), com cerca de 10 pessoas entre alunos e professores do curso de Enfermagem, bem como da VISA (Vigilância Sanitária) que já realiza fiscalização nas ILPIs.

Como medida de prevenção, ela diz também que antes de entrar na Instituição de Longa Permanência para Idosos todos os envolvidos na ação serão testados. “No caso de resultado positivo, a pessoa não entra para colaborar na testagem”, informa.