Em parceria com o Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde), Instituto Butantan e Laboratório Hilab, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) deu início nesta quinta-feira (17/09) ao Inquérito Soroepidemiológico de Coronavírus. Ao todo, serão realizados 15.500 mil testes rápidos para coletar informações e estimar a prevalência de anticorpos em determinadas populações, isso a fim de compreender quantas pessoas já foram expostas ao vírus e quantas ainda podem se infectar.

Dessa forma, o trabalho será realizado entre os profissionais de saúde que atuam em locais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde), como da Rede Municipal, Santa Casa de Misericórdia e dos hospitais Estadual, Regional e do Câncer; nos trabalhadores da segurança pública, como da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), da Penitenciária ‘Wellington Rodrigo Segura’ e do Centro de Ressocialização ‘Asp Gláucio Reinaldo Mendes Pereira’; bem como na população privada de liberdade de ambos os locais citados.

Além de funcionários da Secretaria de Saúde, a testagem in loco conta com parceria também da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). A intenção é que o inquérito soroepidemiológico seja concluído em até 70 dias.

Conforme informa o secretário de Saúde, Valmir da Silva Pinto, Prudente está entre as mais de 30 cidades paulistas que participam do inquérito soroepidemiológico por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. Assim, ele ressalta que ao município não há nenhum gasto, uma vez que todos os testes foram enviados pela esfera estadual.

“O teste só será feito naqueles profissionais assintomáticos. De repente, podemos nos tranquilizar em razão da porcentagem de trabalhadores que já está com os anticorpos, ou até mesmo nos preocupar por poucas pessoas terem o anticorpo. Se encontrarmos alta prevalência, isso nos dará uma postura diferente. Diante disso, este inquérito é extremamente importante”, pontua.