A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) avalia como positiva a ação realizada neste sábado (21/11) nos bairros Parque e Vila Furquim, e no Jardim Itapura I. Ao todo, o órgão pontua que foram retirados três caminhões com entulhos e recipientes que poderiam servir para proliferação do Aedes Aegypti, bem como de animais peçonhentos como escorpiões. No próximo sábado (28), a iniciativa terá continuidade na área 4 da cidade, zona leste, em bairros a serem definidos.

Embora tenha tido uma boa adesão por parte de alguns moradores, ainda há aqueles que mostram resistência nas ações realizadas pela VEM, é o que conta a supervisora do órgão, Elaine Bertacco. “Muitas casas fechadas e diversos moradores que não atendem os agentes, que acham que é uma perda de tempo, e não é. Precisamos que todos colaborem, caso contrário a incidência de casos de dengue será alta, e estamos falando de uma doença que mata”.

Além do trabalho de recolhimento de materiais inservíveis, a VEM submeteu a população a um questionário. Em um primeiro momento, conforme informa Elaine, já foi possível identificar que a população ainda tem algumas dúvidas sobre os locais corretos para descarte consciente dos materiais, bem como sobre dengue.

“Por mais que falemos todos os anos sobre o mesmo assunto, é um trabalho de formiguinha e não podemos desistir. O que nos deixa tristes é que por mais que passemos recolhendo os materiais, a população sempre volta a descartar”, pontua a supervisora, acrescentando que a Avenida Ibrahim Nobre é um ponto recorrente de descarte irregular de lixo.

Cabe lembrar que além do recolhimento de materiais e questionário, a VEM realizou a entrega de um kit com folhetos informativos sobre os sinais e sintomas da dengue e da leishmaniose, bem como com os endereços dos Ecopontos para descarte correto de resíduos. A ação contou com a participação da Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento Econômico) e Cooperlix (Cooperativa dos Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Prudente), e parceria da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista).

Fonte: Secretaria de Comunicação