A história do Fundo Social de Solidariedade de Presidente Prudente ganha um novo capítulo a partir desta quinta-feira (26/10). “Desde que assumi a administração dessa casa, buscava encontrar a verdadeira finalidade do Fundo Social e de uma primeira-dama, e ao conhecer o trabalho incrível realizado pela dona Lu Alckmin, pude concluir que nossa missão é levar dignidade à população, oferecer condições para que a comunidade possa se estabelecer e construir sua própria história”.
O relato da primeira-dama do município, Lisiane Bugalho, resume o orgulho de toda a administração municipal ao inaugurar oficialmente o Polo Regional de Padaria Artesanal, com a presença da presidente do Fundo Social do Estado, Lu Alckmin.
Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, a primeira-dama paulista não economizou elogios à estrutura da polo regional de Prudente, a sétima unidade inaugurada no Estado. Toda a obra foi executada em cinco meses, incluindo a construção de uma cozinha de porte industrial para as aulas práticas e uma sala para os encontros teóricos, onde são apresentadas aos alunos noções de empreendedorismo, higiene pessoal, valorização do próprio trabalho, entre outros temas essenciais à formação profissional da turma.
“Desde que iniciamos esse trabalho, vimos inúmeras famílias sendo transformadas com o preparo e venda dos pães. É uma atividade que gera renda rapidamente, porque as receitas são fáceis de fazer, são baratas e têm grande aceitação das pessoas, além de serem alimentos nutritivos e saudáveis”, diz Lu Alckmin.
Ela ainda lembra que o polo é para qualificar a comunidade de Prudente e monitores das cidades da região, que já tenham a padaria artesanal.
“Um projeto dessa magnitude garante às pessoas a esperança no futuro. Em tempos tão difíceis como os que atravessamos hoje, a qualificação profissional é indispensável para que a pessoa possa se estabelecer na vida, e o Fundo Social oferece essa oportunidade”, disse o prefeito Nelson Bugalho, pouco antes de proceder ao descerramento da placa de identificação do polo, ao lado das primeiras-damas municipal e estadual.
Polo Regional
Até março do ano que vem, serão inaugurados mais 32 polos regionais espalhados por todo o território estadual. De 2011 para cá, mais de 96 mil pessoas já foram capacitadas a ser multiplicadores da arte de fazer pães, entre elas, a professora Maria Aparecida Silva Costa, responsável por treinar a primeira turma de alunos, que já iniciaram as atividades na última segunda-feira. Cada turma tem duração de um mês e as aulas são totalmente gratuitas.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação