A Secretária Municipal de Assistência Social e primeira-dama, Clélia Tomazini, e o Secretário Municipal de Saúde, Breno Erbella Casari, participaram de uma reunião na diretoria da Unimed Prudente para tratar sobre uma possível capacitação a ser promovida pela instituição aos servidores municipais das secretarias de saúde e educação, para identificação precoce e diagnóstico correto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A assessora da SAS, Elô Teixeira, também representou o município na reunião.
O encontro ocorreu após uma tratativa entre a diretoria da Unimed e o prefeito Ed Thomas. Durante a reunião, os representantes da prefeitura apresentaram os serviços já oferecidos a esse público, que envolve ações inter-setoriais. Na pasta da Secretaria de Assistência Social (SAS), a Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência criou, entre outras ações, a carteira de identificação para autistas, que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
Já no âmbito do esporte e da saúde, o município desenvolve o programa TEAtivo, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, que por meio da natação, promove o desenvolvimento motor e intelectual de crianças e jovens autistas.
“O acolhimento com pessoas autistas é uma das bandeiras defendidas pelo prefeito Ed Thomas desde que atuava como deputado estadual. Além desses projetos, o município já está projetando outras ações, que podem ser desenvolvidas inclusive com apoio da Unimed”, comentou a primeira-dama.
A diretoria da Unimed esteve representada pelo diretor presidente, João Artoni, pelo diretor administrativo, Osvaldo Saraiva; pela gerente de recursos próprios, Ivette Jugisaki; e pela assessora de relações institucionais, Nilva Galli.
Fonte: Secretaria de Comunicação